A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

22/11/2015 09:59

Safra de soja tem 38% dos grãos comercializados na reta final do plantio

Caroline Maldonado
Produtores devem estar preparados para desvalorização do preço pago ao produtor, segundo Fernando Muraro (Foto: Marcos Ermínio)Produtores devem estar preparados para desvalorização do preço pago ao produtor, segundo Fernando Muraro (Foto: Marcos Ermínio)

Na reta final do plantio de soja, juntos os produtores de Mato Grosso do Sul já negociaram 38% do total de grãos previstos para esta safra, segundo a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de MS). O volume vendido se deve as vantagens dos agricultores que negociam a produção agrícola em dólar.

As constantes altas da moeda americana impulsionaram as negociações. Na primeira semana de novembro, apenas 18% dos grãos estavam comercializados. As vendas avançaram 20%, alcançando 38% ainda no início do mês.

Apesar dos ganhos, os produtores devem estar preparados para desvalorização do preço pago ao produtor daqui para frente, na opinião do analista financeiro da consultora Ag Rural, Fernando Muraro Junior.

“Pela linha histórica de mercado, em 2016 presenciaremos o fim de um ciclo e algumas mudanças devem acontecer. Uma delas é a desvalorização do preço pago ao produtor e outra tem relação direta com a tecnologia, que facilita o fechamento de negócio e o trabalho dos investidores, momento propício para antecipar vendas”, explicou.

O especialista falou sobre o assunto durante a penúltima etapa do Circuito Aprosoja, nesta quinta-feira (19), em São Gabriel do Oeste, a 140 quilômetros de Campo Grande.

Circuito - O evento realizado pela Aprosoja contou com a parceria do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, nesta etapa. O espaço é oportunidade para produtores rurais receberem informações técnicas e econômicas relacionadas ao cultivo de grãos, custos de manejo, tecnologias e mercado futuro, entre outros.

Cerca de 900 produtores rurais, técnicos e estudantes estiveram envolvidos no circuito que já percorreu os municípios de Dourados, Chapadão do Sul, Maracaju, Coxim, Rio Brilhante, Sidrolândia, Amambai, Sidrolândia e Naviraí.

A última etapa do evento será no dia 27 de novembro, em Campo Grande, durante o MS Agro, seminário a ser sediado na Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS).



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions