ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Economia

Plantio chega a 90% e sojicultores debatem estratégias de mercado

Caroline Maldonado | 19/11/2015 07:42
Nesta safra, é esperada colheita de 7,4 milhões de toneladas de soja em MS (Foto: Marcos Ermínio)
Nesta safra, é esperada colheita de 7,4 milhões de toneladas de soja em MS (Foto: Marcos Ermínio)

O plantio de soja atingiu 90% da área plantada em Mato Grosso do Sul, conforme o Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio). Com isso, os produtores já devem começar a pensar nas estratégias de mercado que podem garantir bom rendimento. Esse é o foco do Circuito Aprosoja, que chega hoje (19) em São Gabriel do Oeste, a 140 quilômetros de Campo Grande.

Nesta safra, é esperada colheita de 7,4 milhões de toneladas do grão em MS, o que representa de 4,5 %, na comparação com o ciclo passado, segundo a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de MS). As chuvas bem distribuídas e regulares, vindas com fenômeno El Niño, têm colaborado.

O presidente da entidade, Christiano Bortolotto, lembra que além de se preocupar com o mercado, o produtor não pode se descuidar dos imprevistos na lavoura, como as questões climáticas, que podem ajudar no desenvolvimento da planta e formação de vagens ou até mesmo danificar a lavoura. “Por isso, a necessidade de se colocar em prática estratégias de mercado que serão apresentadas no maior evento de pré-safra do país”, comenta.

O circuito começa às 19h, no Lions Clube de São Gabriel do Oeste, que fica na Rua José Honório Sobrinho, 1042, no Bairro Capão Redondo II. Haverá palestra do engenheiro agrônomo e analista de mercado, Fernando Muraro Junior. Com o tema “Soja e Milho: Safra 2015/2016”, o analista propõe que os agricultores façam planejamento da produção e prospecção de vendas e dá dicas de comercialização.

“Alguns estados comercializam quase que integralmente em dólar, outros vendem em reais, características de um país pulverizado com diferentes cenários. Essas diferenças precisam ser levadas em consideração”, comenta Muraro.

O Circuito já percorreu neste ano os municípios de Dourados, Chapadão do Sul, Maracaju, Coxim, Rio Brilhante, Sidrolândia, Amambai, Sidrolândia e Naviraí. A última etapa do evento será no dia 27 de novembro, em Campo Grande, durante o MS Agro, seminário realizado pela Aprosoja/MS e a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).

Nos siga no Google Notícias