ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
ABRIL, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 31º

Saúde e Bem-Estar

Itaporã antecipa vacinação contra chikungunya em meio à epidemia

Município recebeu 3 mil doses e prioriza áreas de risco

Por Geniffer Valeriano | 20/04/2026 09:02
Itaporã antecipa vacinação contra chikungunya em meio à epidemia
Agentes de saúde iniciaram aplicação da vacina contra a chikungunya em Itaporã (Foto: Divulgação)

Com epidemia de chikungunya, Itaporã, a 234 quilômetros de Campo Grande, já iniciou a aplicação das primeiras doses da vacina contra a doença. O imunizante foi enviado pelo Ministério da Saúde para Dourados e Itaporã, cidades que concentram o maior número de casos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Itaporã, cidade a 234 quilômetros de Campo Grande, iniciou a vacinação contra a chikungunya antes do prazo previsto pelo Ministério da Saúde, que era 27 de abril. O município recebeu 3 mil doses do imunizante, desenvolvido pelo Instituto Butantan, e vacina pessoas entre 18 e 59 anos sem comorbidades. Dourados recebeu 43,5 mil doses. A meta é imunizar 27,69% do público-alvo em Dourados e 21,2% em Itaporã.

Conforme o órgão federal, a recomendação é que as prefeituras realizem um microplanejamento local para priorizar áreas de maior risco epidemiológico. A orientação é vacinar a população em até duas semanas, com possibilidade de prorrogação por mais duas.

O Ministério da Saúde previa o início da vacinação para o dia 27 de abril. No entanto, a Prefeitura de Itaporã se antecipou e começou a campanha na última sexta-feira (17). Estão sendo imunizadas pessoas entre 18 e 59 anos, sem comorbidades.

Ao todo, o município recebeu 3 mil doses. Neste primeiro momento, a vacinação ocorre em quatro distritos: Carumbé, Santa Terezinha, Montese e Piraporã. Para Dourados, foram enviadas 43,5 mil doses. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 27,69% do público-alvo em Dourados e 21,2% em Itaporã.

O imunizante é desenvolvido pelo Instituto Butantan. Além dos dois municípios de Mato Grosso do Sul, a vacinação já começou em Simão Dias, Barra dos Coqueiros e Lagarto (SE), Santa Luzia, Sabará e Congonhas (MG) e Mirassol (SP).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.