ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEXTA  21    CAMPO GRANDE 28º

Seu Direito, Seu Dinheiro

Caminhoneiro, como provar horas extras na justiça?

Essas dicas podem comprovar as horas extras que você faz!

Por Davi Nogueira (*) | 20/05/2024 17:40

Caminhoneiro, hoje vamos ensinar uma forma fácil para você comprovar as horas extras que tem feito durante as suas viagens, que você terá que fazer toda vez que for anotar a ficha de ponto da sua empresa:

01) Primeiramente, habilite a linha do tempo do “Google Maps” do seu celular.

02) Além disso, para ninguém dizer que você alterou o trajeto no “Google Maps”, no início e no final de cada dia e dos intervalos, tire uma foto do ambiente com o caminhão. Envie essa foto para você mesmo, no WhatsApp. Basta criar um contato com seu número de celular.

03) Finalmente, logo depois de tirar a foto, vá no ícone de “clips” do WhatssApp e envie a sua “Localização atual” para você mesmo.

Fazendo esses três passos, você terá o registro do trajeto do Google Maps, a fotografia do ambiente e o registro da localização GPS.

Para entender melhor:

A lei diz que o empregador pode escolher se o controle da jornada do seu empregado caminhoneiro será feito de forma manual ou por sistema eletrônico.

Ocorre que muitas empresas adotam o sistema manual, como uma ficha de ponto, para forçar o caminhoneiro a anotar uma jornada inferior à realizada e assim pagar menos horas extras.

É claro que o empregado sabe que está transferindo dinheiro que é dele para o bolso do empregador, mas continua trabalhando porque precisa do emprego. Mas o caminhoneiro quiser receber futuramente essas horas extras, deverá fazer prova delas, seguindo os passos que listamos.

Importante ressaltar que essa forma de comprovar as horas extras não vale só para o empregado caminhoneiro, mas para todos os empregados!

Achou interessante esse conteúdo, segue a gente no Instagram! Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários do Instagram!

E se puder, compartilhe esse texto ou o vídeo para que a gente possa alcançar mais e mais pessoas levando informações importantes para a vida delas!

(*) Davi Nogueira é advogado há mais de 20 anos e professor de direito. É Mestre em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (Linha de pesquisa Direitos Fundamentais, Democracia e Desenvolvimento Sustentável) e Pós-Graduado "Lato Sensu" em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Ministrou aulas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS e na Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul - ESMAGIS. É advogado da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul - ADEP/MS. Tem atuação especializada na defesa dos direitos fundamentais, que são os direitos mais importantes das pessoas.

 Instagram e no Youtube

Nos siga no Google Notícias