ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Sua Saúde

Proncor e Santa Marina alcançam “alta conformidade” em UTIs

Proncor conquista selo Top Performer e reforça excelência em terapia intensiva

Conteúdo de Marca - Proncor e Santa Marina | 24/12/2025 07:30
Proncor e Santa Marina alcançam “alta conformidade” em UTIs
Hospitais Proncor e Santa Marina foram classificados com Alta Conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em hospitais com leitos de UTI.

Quando alguém da família precisa de atendimento, principalmente em UTI, onde o paciente está mais vulnerável, a pergunta real é: “Esse hospital é seguro?”

Dois pareceres técnicos da Coordenadoria de Vigilância Sanitária do MS apontaram que os Hospitais Proncor e Santa Marina foram classificados com ALTA CONFORMIDADE na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em hospitais com leitos de UTI.

O que isso significa pra quem procura um hospital

Ter “alta conformidade” não é um “prêmio”, é sinal de que o hospital está trabalhando com rotinas que protegem o paciente. Na prática, isso costuma se traduzir em:

1) Menos risco de erro de identificação e de medicação

Você já viu equipe perguntando nome e data de nascimento mais de uma vez? Isso é segurança. E os pareceres citam, por exemplo, metas ligadas a reduzir falhas de identificação e monitorar adesão a protocolos.

2) Mais prevenção de infecções e controle de eventos adversos

Em UTI, o paciente usa mais dispositivos e está mais suscetível a complicações. Nos pareceres, a Vigilância reforça a necessidade de manter padrões de prevenção e controle de infecção e monitoramento/notificação de eventos adversos (quando algo dá errado, precisa ser registrado e analisado).

3) Menos “improviso” e mais cuidado padronizado

Quando há protocolos e monitoramento, o cuidado tende a ser mais consistente: o paciente não depende só de “quem está no plantão”, e sim de processos.

4) Família mais orientada (e isso também é segurança)

Um ponto de melhoria citado nos documentos é incluir orientações para pacientes e familiares nos protocolos, porque família bem orientada ajuda a prevenir erros e ruídos.

Conquista recente nas UTIs: Top Performer AMIB/EPIMED

Além dessa avaliação nacional de segurança, o Proncor também foi destaque por desempenho em terapia intensiva: em 2024, recebeu novamente o selo Top Performer (AMIB + Epimed), com reconhecimento estendido para três UTIs.

Em termos simples, o Top Performer é um selo baseado em indicadores de performance em UTI. A Epimed (em parceria com a AMIB) explica que o Top Performer é concedido às UTIs com melhores resultados clínicos e eficiência, com base em métricas como mortalidade e uso de recursos ajustados à gravidade, ficando no grupo do melhor desempenho (melhor “tercil”).

De acordo com a AMIB, o selo Top Performer é concedido às UTIs que ficam entre as 33% melhores do país nos indicadores avaliados.

Com mais essa certificação, o Hospital Proncor celebra ser uma referência em saúde em Campo Grande, provando que investir em qualidade e humanização é essencial sempre!

Se precisar de atendimento no Proncor e no Santa Marina, confira abaixo os contatos:

Central de atendimento: Ligue para 3003-3230, das 6h às 19h.

  • Agendamento online: Acesse www.hospitalproncor.com.br para marcar consultas e exames.
  • WhatsApp: Entre em contato com nossa assistente virtual pelo (21) 2101-2658.
  • Concierge: (67) 99830-4241.
Proncor e Santa Marina alcançam “alta conformidade” em UTIs