A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Agosto de 2018

23/11/2017 17:12

Anatel começa a bloquear celulares piratas a partir de 9 de maio de 2018

Paulo Nonato de Souza
Anatel alerta sobre dica de como verificar se o aparelho celular é pirata (Foto: Divulgação)Anatel alerta sobre dica de como verificar se o aparelho celular é pirata (Foto: Divulgação)

Os celulares piratas começarão a ser bloqueados em todo o Brasil a partir do dia 9 de maio de 2018, e inicialmente afetará apenas os aparelhos irregulares em operação no Distrito Federal e Goiás, anunciou a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações). Nas demais regiões do país, o bloqueio ocorrerá em duas fases, programadas para 8 de dezembro de 2018 e 24 de março de 2019.

Na classificação de "piratas" são os celulares não certificados pela Anatel ou então que tenham o chamado IMEI (International Mobile Equipment Indentity), que é o número de identificação do aparelho, adulterado, clonado ou que tenha passado por outras formas de fraude. Para a Anatel, esses aparelhos não seguem normas de qualidade e segurança.

Além de celulares, outros aparelhos, como tablets e máquinas de cartão de crédito, que também usam chip e acessam a rede de dados das operadoras e que por ventura não sejam certificados pela Anatel, também poderão ser alvo do bloqueio.

De acordo com o calendário da Anatel, os aparelhos "piratas" do Acre, de Rondônia, de São Paulo, Tocantins, da região Sul e demais estados da região Centro-Oeste, serão bloqueados a partir de 8 dezembro de 2018. As mensagens de bloqueio serão encaminhadas em 23 de setembro.

Para os estados da região Nordeste, e demais estados da região Norte e Sudeste, o bloqueio dos aparelhos será efetivado a partir de 24 de março de 2019, e as mensagens serão encaminhadas aos usuários a partir de 7 de janeiro de 2019.

Como verificar – Alerta da Anatel diz que o consumidor deve verificar, antes de comprar um aparelho celular se o número que aparece na caixa, o número adesivo e o número que aparece ao discar *#06# são os mesmos. Caso os números apresentados sejam diferentes, há uma grande chance de o aparelho ser irregular. A estimativa é de que 1 milhão de novos aparelhos considerados piratas entrem em circulação mensalmente no Brasil.

 

A tecnologia na agricultura
Não existe qualquer tipo de dúvida que, os desafios postos à agricultura somente serão superados com a adoção de tecnologias modernas. Estas tecnolog...
UFMS abre inscrições para estágio na área de tecnologia com bolsas de R$ 520
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abriu inscrições para preencher três vagas de estágio na Agência de Tecnologia da Informação e Co...
Prefeito sanciona lei que cria Fundo de Tecnologia com valor de R$ 1 milhão
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) sancionou a lei aprovada ontem (31) pelos vereadores que cria o FMPTec (Fundo Municipal de Promoção da Tecnologia Ap...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions