A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Agosto de 2018

16/10/2017 13:24

Com número recorde de trabalhos, feira de tecnologia começa nesta segunda em MS

Osvaldo Júnior
Alunas do IFMS durante aula (Foto: Divulgação/IFMS)Alunas do IFMS durante aula (Foto: Divulgação/IFMS)

Com número recorde de 673 trabalhos, tem início nesta segunda-feira (dia 16) a edição 2017 da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). O evento é realizado em dez municípios: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

De acordo com o IFMS, além das feiras de ciência e tecnologia, a Semana oferece seminários, palestras, workshops, minicursos, visitas técnicas, apresentações culturais, mostra de cursos e observatório de ingressantes, profissões e egressos.

A programação completa em cada município está disponível na página da Semana, onde também é possível fazer a inscrição online na atividade de interesse. O endereço é www.ifms.edu.br/semanact.

Neste ano, o tema é "A Matemática está em tudo”. Esse também é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Marco Naka, destaca que a Semana integra ações de ensino, pesquisa e extensão, e que nos últimos oito anos houve um amadurecimento institucional para a realização do evento.

"A cada ano, o IFMS tem apresentado um nível de maturidade maior na execução da Semana de Ciência e Tecnologia”, avalia Marco Naka. Ele justifica: “Isso pode ser comprovado tanto no número recorde de trabalhos inscritos nas feiras científicas quanto na extensa e bem elaborada programação que cada campus organizou abordando a temática nacional do evento".

Para a realização da Semana, os campi do IFMS receberam auxílio financeiro via Piepi (Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação).

Ciência e Tecnologia – Nos dez municípios, serão realizadas feiras para apresentação de projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental, médio e de cursos técnicos integrados de instituições de ensino públicas e privadas.

Este ano, foram selecionados 673 trabalhos, número recorde desde que as feiras começaram a ser realizadas. Só na Capital, serão expostos 122 projetos de pesquisa. Na sequência, aparecem Três Lagoas (105), Ponta Porã (94) e Corumbá (80), seguidos por Coxim (55), Nova Andradina (53), Aquidauana e Naviraí (46 cada), Dourados (38) e Jardim (34).

Os projetos são nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas Sociais Aplicadas e Linguística, Ciências Agrárias e Engenharias e Multidisciplinar, para trabalhos com mais de uma área de conhecimento predominante.

Com salários de R$ 6,2 mil, IFMS encerra inscrições de seleção neste domingo
O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) encerra neste domingo (1º) as inscrições para o quatro vagas de professor substituto em Campo Grande...
IFMS encerra domingo inscrições para vagas com salários de R$ 6,2 mil
As inscrições para processo seletivo simplificado do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) serão encerradas nesse domingo (1º). No total, sã...
IFMS abre amanhã festival de arte e cultura na região de fronteira
O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) abre amanhã (25), a edição do Festival de Arte e Cultura de 2017, no campus de Ponta Porã, cidade qu...
IFMS está com inscrições abertas para cursos técnicos integrados ao ensino médio
O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para 1,3 mil vagas em cursos técnicos integrados ao nível médio, para in...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions