ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Novas regras para transporte por aplicativo entram em vigor em 120 dias

Documento da prefeitura de Campo Grande regulamenta o serviço de empresas como o Uber

Mayara Bueno | 18/07/2018 10:28
No celular, aplicativo Uber marca trajeto de viagem. (Foto: Guilherme Rosa).
No celular, aplicativo Uber marca trajeto de viagem. (Foto: Guilherme Rosa).

Está em vigor o novo decreto de aplicativos de transporte, como o Uber, em Campo Grande. As operadoras e os motoristas têm, a partir de agora, até 14 de novembro de 2018 para se adequarem às novas regras.

O documento foi divulgado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) de terça-feira (dia 17). Segundo o decreto, os condutores terão de fazer curso de formação, os veículos terão de ser da Capital e não há limite de licenças para o serviço. O prefeito Marquinhos Trad (PSD) disse ontem que o curso custaria R$ 23,70.

Ainda de acordo com o prefeito, também não será exigida placa vermelha, para diferenciar os veículos, que poderão ser alugados ou próprios. Neste sentido, a única exigência será que os carros sejam de Campo Grande.

Também há a exigência de repasse de informação em tempo real por parte da OTTs (Operadoras de Tecnologia de Transporte) à administração municipal.

O compartilhamento dos dados prevê informações sobre origem e destino da viagem, tempo de duração até o destino, mapa do trajeto, identificação do condutor, itens do preço pago, identificação do veículo, quilometragem dos veículos, entre outros.

Conforme o texto, os dados "são necessários para o controle e à regulação de políticas públicas de mobilidade urbana". Os dados deverão ficar armazenados por 12 meses.

Este é o mesmo período previsto de licença para o motorista. Com 30 dias de antecedência do vencimento, terá de renovada junto à Agetran (Agência Municipal de Trânsito).

O decreto também vá exigir um canal SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) e que as operadoras tenham sede em Campo Grande. As viagens divididas não podem ultrapassar o número de quatro pessoas.

Nos seis meses, a Agetran deve emitir uma portaria com mais detalhes, como quais elementos de reconhecimento do serviço.

Nos siga no Google Notícias