ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Lugares por Onde Ando

Agências torcem pela volta do turismo a partir de junho

Paulo Nonato de Souza | 31/03/2020 08:32
Até Veneza, na Itália, um dos destinos que mais se queixavam dos efeitos do turismo de massa, foi esvaziada pelo coronavírus (Foto: Divulgação)
Até Veneza, na Itália, um dos destinos que mais se queixavam dos efeitos do turismo de massa, foi esvaziada pelo coronavírus (Foto: Divulgação)

Otimismo e fé. São as palavras de ordem, uma espécie de mantra, no dia a dia do setor turístico neste momento de incertezas provocadas pela pandemia do novo coronavírus na maior parte do planeta. Também em Mato Grosso do Sul, o turismo foi um setores mais impactados pelo inimigo invisível que veio da China.

 “Está quase tudo parado, as companhias aéreas brasileiras cancelaram quase 90% dos voos nacionais e algumas suspenderam todos os voos internacionais devido ao fechamento de fronteiras e até mesmo falta de passageiros. O impacto foi e está sendo devastador, as vendas já caíram mais de 85% e esse número pode aumentar”, lamenta Alcir Caramalac Junior, sócio da agência Siga Viagens & Turismo, de Campo Grande.

Mesmo assim, o ambiente ainda reserva espaço para o otimismo. A expectativa do setor é de que as atividades comecem a voltar ao normal no segundo semestre, e algumas agências de viagens já trabalham com ofertas de pacotes na América do Sul, Estados Unidos e Europa a partir de agosto deste ano.

“Não há como ter certeza porque depende da diminuição dessa pandemia,  e vale dizer que esse vírus nem atingiu o seu pico aqui no Brasil, mas acredito que em breve comece surgir as vendas para o segundo semestre e para 2021. Temos que ser otimistas”, avalia Alcir Caramalac Junior.

Regina Matsubara, proprietária da Check-In Agência de Viagens, uma das principais agências de turismo emissivo de Campo Grande, também sinaliza com perspectiva otimista em meio ao caos provocado pelo coronavírus no mundo.

“Impossível saber quanto o turismo de Mato Grosso do Sul perdeu, entre prejuízos de todo o setor, desemprego, compromissos não atendidos, eventos cancelados, enfim, mas já temos ofertas de pacotes para o segundo semestre, só não sabemos ainda quando teremos segurança para vender novas viagens”, disse Regina.

Da mesma forma que as agências,  algumas companhias aéreas também mostram otimismo com a volta à normalidade em suas atividades a partir de junho ou julho. A Latam, por exemplo, está oferecendo passagens com descontos em voos nacionais e internacionais nos feriadões do segundo semestre. E-mails enviados aos clientes diz “aproveite para planejar os feriados do 2º semestre com flexibilidade”.

“Estamos trabalhando para que os clientes invistam em suas viagens para o segundo semestre, já que até julho não aconselhamos a viajar. Já divulgamos alguns aéreos em promoção para os EUA e deu resultado. Agora vamos trabalhar para divulgar pacotes dentro do Brasil”, afirma Alcir Junior.

Nos siga no Google Notícias