ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Lugares por Onde Ando

Como evitar perrengues do toque de recolher em sua viagem

Paulo Nonato de Souza | 01/05/2021 08:04
Campo Grande como cidade abandonada no toque de recolher, um bom exemplo do que você pode encontrar no seu destino de viagem (Foto: Gabriel Marchesi/Arquivo)) 
Campo Grande como cidade abandonada no toque de recolher, um bom exemplo do que você pode encontrar no seu destino de viagem (Foto: Gabriel Marchesi/Arquivo))

Entre tantas novidades que já fazem parte do novo jeito de viajar por conta da pandemia de coronavírus, com exigências de biossegurança e novos hábitos incorporados à nossa rotina, uma situação não é tão lembrada no planejamento de viagem: o toque de recolher que as cidades são submetidas por decisões governamentais para conter o avanço da contaminação do vírus.

Com a experiência que cada pessoa no mundo já absolveu em pouco mais de um ano de pandemia, nem precisa dizer que viajar para cidades com toque de recolher não é uma boa ideia. Até os hotéis podem ter alterações em sua programação do check-in, ou seja, você pode desembarcar na cidade e não conseguir se hospedar.

Portanto, se você está mesmo disposto a fazer uma viagem sozinho ou em família, seja qual for o destino, antes de fechar negócio não se esqueça de se informar sobre os decretos com restrições de horários no seu lugar de destino. Dê preferência por informações oficiais e antes de sair de casa pesquise no site da prefeitura, levando em conta a atualidade do decreto em sua consulta.

As restrições de horários no toque de recolher diferem de cidade para cidade. Algumas decretam o fechamento do comércio, incluindo lojas, bares e restaurantes, entre 20h às 5h da manhã, outras a partir das 21 horas ou depois das 22 horas, ou podem decretar confinamento geral, como foi o caso de Araraquara (SP), que fechou até mercados e supermercados entre 21 de fevereiro e 21 de março deste ano.

Pelo menos no Brasil, todas as cidades são receptivas mesmo estando em situação de toque de recolher, mas com certeza você terá de respeitar as restrições e horários determinados pelas autoridades públicas locais, sob pena de ser parado em uma blitz policial e enfrentar algum tipo de perrengue que poderia ter sido evitado. Não importa se você é turista.

Veja quais são as informações básicas que você deve buscar nos sites e mídias sociais oficiais sobre o toque de recolher:

- Horário que começa o toque de recolher; 

- Horário de check-in nos hotéis; 

- Horário de abertura do comércio; 

- Funcionamento dos parques públicos;

- Como funcionam os serviços não essenciais; 

- Horário de funcionamento dos serviços essenciais; 

- Até que hora funcionam os deliverys.

Nos siga no Google Notícias