ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Lugares por Onde Ando

Destino perfeito para quem curte turismo de aventura

Paulo Nonato de Souza | 25/11/2021 08:16
O passeio de bike cruza nove dos 13 municípios que formam o Vale Europeu em um percurso de 300 km (Foto: Reprodução)
O passeio de bike cruza nove dos 13 municípios que formam o Vale Europeu em um percurso de 300 km (Foto: Reprodução)

Turismo de aventura no melhor sentido da palavra. É o que você encontra no Vale Europeu, uma região de Santa Catarina, no chamado Médio Vale do Itajaí, composta pelos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Com suas paisagens e construções tipicamente europeias, o lugar faz jus ao nome. Conhecido pelo circuito de cicloturismo, rafting e caminhadas que cruzam a área rural de 9 dos 13 municípios membros do que já se tornou uma marca no setor turístico, o Vale Europeu é um convite para passeios e atividades ao ar livre, algo muito recomendado neste momento da pandemia.

O Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu tem 300 km de percurso. O relevo, o clima, morros, vales, rios, cascatas, belas cachoeiras e a vegetação diferente em cada trecho entram no pacote de desafios para quem gosta de pedalar com emoção. Tudo isso em um ambiente preparado por profissionais que levam a sério a segurança dos visitantes. Ou seja: tem infraestrutura em todo o trajeto.

“Já fui duas vezes ao Vale Europeu. A primeira sozinho e a segunda com a minha família. Pedalamos por três dias pelos nove municípios do circuito. Queremos voltar”, disse Carlos Henrique de Oliveira. Como a maioria dos campo-grandense, ele diz que sempre viajou para as praias de Santa Catarina. “Agora não mais”, ressaltou.

Mas não é só passeios de bike. Comum na Europa, os circuitos de caminhadas ainda não são tão praticados no Brasil. Pois no Vale Europeu você tem o Circuito do Caminhante com 200 km por 8 municípios: Indaial, Pomerode, Rio dos cedros, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rodeio, Ascurra e Apiúna.

Os cânions, montanhas e cachoeiras também chamam a atenção dos turistas. Por exemplo, você pode escolher fazer trilhas, rapel ou mountain bike em meio a obstáculos naturais, subidas e descidas e até se aventurar em veículos off-road. Se tiver coragem pode fazer voo livre, paraquedismo e voos de planador.

Não por acaso, o Vale Europeu está recebendo o Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o Abeta Summit 2021, que começou nesta quarta-feira, 24, e se estenderá até o próximo sábado, 27. O evento acontece Timbó, cidade de 42 mil habitantes, fundada por imigrantes alemães em 1869. Mato Grosso do Sul participa com empresários do segmento do turismo de aventura.

Nos siga no Google Notícias