ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 33º

Lugares por Onde Ando

Passado e presente em um único atrativo em São Paulo

Por Paulo Nonato de Souza | 15/10/2025 10:56
Passado e presente em um único atrativo em São Paulo
Os leões são os destaques do parque, entre mais de 300 animais de cerca de 40 espécies diferentes (Foto: Reprodução)

Que tal uma experiência do tipo diferentona na sua próxima viagem a São Paulo? Reaberto em julho, depois de 20 anos de portas fechadas, o Simba Safari está de novo encantando os visitantes de todas as idades. O atrativo foi uma “joia” do turismo paulistano durante mais de três décadas, ou seja, desde a sua inauguração em 5 de junho de 1971 até o início dos anos 2000, quando foi fechado. Tanto que não é difícil encontrar alguém daquela época que não tenha uma história para contar de um passeio no Simba Safari.

Pois o passeio voltou no mesmo local onde era antes, ao lado do Zoológico de São Paulo, na Avenida do Cursinho, 6.338, na Zona Sul, mas com adequações às exigências atuais de respeito e proteção à fauna e à flora. A área com 150 mil metros quadrados abriga mais de 300 animais de cerca de 40 espécies diferentes, com destaque para os leões. E isso não é por acaso, afinal, Simba é leão na língua suaíli, um dos idiomas mais falados na África.

Passado e presente em um único atrativo em São Paulo
Passeio no estilo “drive-thru” na década de 1980, com um leão seguindo o fusquinha a espera de ganhar comida (Foto: Reprodução/Rede Social)

Na sua versão anterior, o passeio funcionava no estilo “drive-thru”. Os visitantes percorriam o parque com seus próprios carros, passando pelas áreas dos animais selvagens, como leões, zebras, macacos e até girafas e dromedários. A circulação era livre e na frente da portaria de acesso havia barracas que vendiam kits de comidas para os turistas alimentarem os bichos, algo inimaginável atualmente. Até por isso não era raro os animais seguirem os veículos, a maioria fuscas, opalas e kombis. Alguns animais subiam no teto dos carros.

Era algo inédito na época, uma farra para adultos e crianças, mas isso mudou. Na versão atual, o passeio é realizado em caminhões adaptados, inspirados nos safáris africanos e no Animal Kingdom, da Disney, com o acompanhamento de um guia especializado, que tira dúvidas dos visitantes. O percurso tem cerca de quatro quilômetros e dura aproximadamente 30 minutos, passando por áreas verdes e habitats onde os animais circulam.

Se você aprecia animais selvagens e ficou animado com a dica, inclua o passeio no seu roteiro paulistano da próxima vez. Os ingressos podem ser comprados pelo site oficial do Simba Safari ou na bilheteria do parque ao preço de R$ 89,90 (comprando com pelo menos um dia de antecedência) ou R$ 119,90 (comprando no dia da visita). Para quem deseja conhecer também o Zoológico de São Paulo e outras atrações do complexo, é possível adquirir um combo com desconto.