ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 30º

Lugares por Onde Ando

Quem viaja nos feriadões, só resta uma chance em 2025

Por Paulo Nonato de Souza | 29/08/2025 08:16
Quem viaja nos feriadões, só resta uma chance em 2025
Em novembro, com quatro dias de folga, última oportunidade de feriado prolongado para aproveitar e viajar (Foto: Reprodução/Ilustração)

Feriado prolongado, bom demais para uma viajada! Se você é daquelas pessoas que se programam para viajar nos feriados, com certeza o calendário do segundo semestre de 2025 não é muito favorável. Mas nem tudo está perdido neste restante de ano. Ainda resta o feriadão do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, que cairá numa quinta-feira, ou seja, com possibilidade de emendar o fim de semana e estender a folga para quatro dias.

Será o último feriado prolongado dos brasileiros antes do Natal. Os demais feriados nacionais, o 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida) e 2 de novembro (Dia de Finados) vão cair num domingo e o 15 de novembro (Proclamação da República) será num sábado.

No caso específico dos sul-mato-grossenses, o feriado estadual de 11 de outubro (Dia da Criação de Mato Grosso do Sul) será num sábado. Significa que, se pretende viajar e ainda não negociou a emenda no seu trabalho, melhor começar logo a se planejar porque além da parada do Dia da Consciência Negra não haverá outra chance de feriadão neste segundo semestre.

Em Mato Grosso do Sul, os servidores públicos já garantiram a emenda do feriado da Consciência Negra. Por exemplo, a Prefeitura de Campo Grande transferiu o Dia do Servidor Público do dia 28 de outubro, uma terça-feira, para 20 de novembro, exatamente para coincidir com o feriado nacional em homenagem a Zumbi dos Palmares. O Governo fez o mesmo com os servidores estaduais.

História – O Dia da Consciência Negra homenageia a memória de Zumbi dos Palmares, o líder do Quilombo dos Palmares, na então Capitania de Pernambuco, que hoje é o município de União dos Palmares, no estado de Alagoas. O Quilombo dos Palmares foi o maior refúgio de escravos da América Latina, chegando a reunir mais de 20 mil pessoas, a maioria delas escravizados que fugiram dos engenhos de cana de açúcar da Bahia e de Pernambuco. Zumbi foi morto e decapitado em 20 de novembro de 1695.