Quem viaja nos feriadões, só resta uma chance em 2025

Feriado prolongado, bom demais para uma viajada! Se você é daquelas pessoas que se programam para viajar nos feriados, com certeza o calendário do segundo semestre de 2025 não é muito favorável. Mas nem tudo está perdido neste restante de ano. Ainda resta o feriadão do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, que cairá numa quinta-feira, ou seja, com possibilidade de emendar o fim de semana e estender a folga para quatro dias.
Será o último feriado prolongado dos brasileiros antes do Natal. Os demais feriados nacionais, o 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida) e 2 de novembro (Dia de Finados) vão cair num domingo e o 15 de novembro (Proclamação da República) será num sábado.
No caso específico dos sul-mato-grossenses, o feriado estadual de 11 de outubro (Dia da Criação de Mato Grosso do Sul) será num sábado. Significa que, se pretende viajar e ainda não negociou a emenda no seu trabalho, melhor começar logo a se planejar porque além da parada do Dia da Consciência Negra não haverá outra chance de feriadão neste segundo semestre.
Em Mato Grosso do Sul, os servidores públicos já garantiram a emenda do feriado da Consciência Negra. Por exemplo, a Prefeitura de Campo Grande transferiu o Dia do Servidor Público do dia 28 de outubro, uma terça-feira, para 20 de novembro, exatamente para coincidir com o feriado nacional em homenagem a Zumbi dos Palmares. O Governo fez o mesmo com os servidores estaduais.
História – O Dia da Consciência Negra homenageia a memória de Zumbi dos Palmares, o líder do Quilombo dos Palmares, na então Capitania de Pernambuco, que hoje é o município de União dos Palmares, no estado de Alagoas. O Quilombo dos Palmares foi o maior refúgio de escravos da América Latina, chegando a reunir mais de 20 mil pessoas, a maioria delas escravizados que fugiram dos engenhos de cana de açúcar da Bahia e de Pernambuco. Zumbi foi morto e decapitado em 20 de novembro de 1695.