ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Veículos

Exposição na Capital conta a história do automóvel, desde o primeiro carro

Paulo Nonato de Souza | 05/09/2017 16:50
Salão do MiniAutomóvel, no Shopping Bosque dos Ipês, começou na última sexta-feira e vai até o dia 24 deste mês (Foto: Marina Pacheco)
Salão do MiniAutomóvel, no Shopping Bosque dos Ipês, começou na última sexta-feira e vai até o dia 24 deste mês (Foto: Marina Pacheco)

Uma viagem no tempo para conhecer a história do automóvel. É o que propõe a segunda edição do Salão do MiniAutomóvel, que acontece desde a última sexta-feira, 01, e se estenderá até o dia 24, no saguão do Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande.

O Salão mostra e evolução de uma das criações mais importantes da humanidade com quatro mil miniaturas, incluindo o Benz Patent-Motorwagen, construído em 1886 e reconhecido como o primeiro veículo do mundo projetado para ser movido a motor, e alguns carrões modernos e de alta tecnologia, tal qual o Audi V10 avaliado em R$ 1,4 milhão, capaz de andar sozinho em linha reta apenas pelo comando do controle remoto.

“É uma verdadeira imersão pela história da indústria automotiva”, disse o jornalista Paulo Cruz, idealizador do Salão em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), patrocinador oficial do evento, Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito), GM, Nissan, Audi, Ford e colecionadores de miniaturas e de carros antigos. “Temos exposição de motores, simuladores, peças automotivas de diferentes tamanhos e formas com objetivo de mostrar a tecnologia envolvida no coração de um automóvel”, ressaltou ele.

Réplica do primeiro carro do mundo, o Benz Patent-Motorwagen, construído em 1886, uma das atrações do Salão (Foto: Marina Pachedo)
Réplica do primeiro carro do mundo, o Benz Patent-Motorwagen, construído em 1886, uma das atrações do Salão (Foto: Marina Pachedo)

A réplica do primeiro automóvel do mundo, o Benz Patent-Motorwagen, uma criação do engenheiro alemão Karl Benz, está logo na entrada do Salão, como uma espécie de convite para o visitante mergulhar na história, e apreciar, por exemplo, as mais de 1,5 miniaturas de carros produzidos pela empresa americana Hot Wells, maior fabricante de carrinhos de brinquedo do mundo.

Entre as réplicas e miniaturas estão carros da Fórmula 1, a coleção dos carros do piloto Ayrton Senna, modelos da Nascar, Stock-Car e de rallys, Hot Hods e Mucle Cars. Há também uma coleção de veículos do Corpo de Bombeiros e bonecos de chumbo representando os integrantes da corporação.

Na indústria nacional, clássicos brasileiros que marcaram época, como o Fusca, Opala, Kombi, entre outros. Em Veículos Militares, uma coleção especial de blindados, máquinas agrícolas e até trator em tamanho real para as crianças interagirem, picapes, veículos de serviço (caminhões, taxis e ônibus também estão representados em diferentes escalas), e uma coleção de motocicletas.

Miniaturas de carros esportivos, e tem até o histórico Fusca entre os destaques da exposição (Foto: Marina Pacheco)
Miniaturas de carros esportivos, e tem até o histórico Fusca entre os destaques da exposição (Foto: Marina Pacheco)

As réplicas podem ser maioria na exposição, e até exigir tempo e paciência para que o visitante possa ver tudo, mas na lista das atrações também estão o Nissan GT-R (Godzilla), Audi R8 V10 Plus e a versão especial de 50 anos do Chevrolet Camaro.

“O Nissan GT-R tem capacidade para alcançar 100 km/h no tempo de zero a dois segundos, e está avaliado em R$ 750 mil. O Camaro é da série limitada Fifty. É outro um supercarro esportivo”, disse o atendente da exposição, Giovani Adrian.

Em um espaço reservado no Salão, técnicos do Senai fazem exposição de motores. “Aqui nós mostramos como as máquinas funcionam”, disse Rafael Abdul, do curso de manutenção automotiva.

É o Projeto Senai Acelera. Em um stand com quatro simuladores de maquinário pesado caminhão basculante, escavadeira, motoniveladora e trator de esteira, durante o evento fará exposição de kits de direção hidráulica, injeção eletrônica, mokap de freio, motor 3 cilindros da Fiat, motor da Fiat Toro 2.0 Diesel e motor de combustão VW 2.0 16 válvulas.

Histórico - A primeira edição do Salão do MiniAutomóvel foi realizada em fevereiro de 2016, também no Shopping Bosque dos Ipês, reuniu 3 mil miniaturas e carros antigos especiais em tamanho real, e atraiu um público estimado de 150 mil pessoas.

Neste ano os organizadores do evento esperam um público ainda maior, considerando que o Salão em tamanho em tamanho e qualidade de opções para os visitantes. São 13 espaços temáticos, novos colecionadores, superesportivos especiais, carros antigos e off-road exclusivos, e miniaturas icônicas e inéditas que não estão disponíveis nas gôndolas de lojas de brinquedos, como um Rolls-Royce Phanton 1:18 cravejado em cristais swarovisk, feito especialmente para esta edição do evento.

Instrutor do Senai, Rafael Abdul, mostra o funcionamento das máquinas automotivas (Foto: Marina Pachedo)
Instrutor do Senai, Rafael Abdul, mostra o funcionamento das máquinas automotivas (Foto: Marina Pachedo)
Nos siga no Google Notícias