ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Suspensão de partos em dois hospitais de Campo Grande sobrecarrega HU

Hospital da Mulher e maternidade do HR foram fechados

Anahi Zurutuza | 03/12/2016 18:31
Entrada do Hospital Universitário da Capital (Foto: Arquivo)
Entrada do Hospital Universitário da Capital (Foto: Arquivo)

Os reflexos da suspensão dos partos no HR (Hospital Regional), no Aero Rancho, e no Hospital da Mulher, das Moreninhas, já chegaram ao HU (Hospital Universitário). As três unidades ficam na região sul de Campo Grande, a mais populosa da cidade.

Uma funcionária da maternidade do HU, que pediu para ter o nome preservado, conta que neste sábado (3), quatro bebês nasceram no hospital e duas mulheres estão em trabalho de parto nesta tarde.

O setor chamado de pré-parto, que recebe em média 20 pacientes por dia, já atendeu 15 mulheres a mais que o normal. “Não para e chegar gente”, disse a funcionária.
Todos os 34 leitos destinados a gestantes, mulheres no pós-parto e recém-nascidos do HU estão ocupados. Mas, apesar do aumento da demanda, a funcionária afirma que a equipe, por enquanto, está dando conta de atender a todas as grávidas.

“Vamos estabelecendo as prioridades e quando não dá, o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] leva para a Santa Casa ou para a Maternidade”, completou a entrevistada.
Na Santa Casa, segundo a assessoria de imprensa, o fluxo de pacientes permanece normal. O maior hospital de Mato Grosso do Sul faz cerca de dez partos por dia – de 270 a 280 por mês.

A reportagem não conseguiu contato com os responsáveis pelo controle da entrada de gestantes em trabalho de parto da Maternidade Cândido Mariano e nem com a direção.

Hospital da Mulher, nas Moreninhas, que foi fechado na quinta-feira (1º) (Foto: Alcides Neto)
Hospital da Mulher, nas Moreninhas, que foi fechado na quinta-feira (1º) (Foto: Alcides Neto)
Incubadora, onde recém-nascidos que precisam ficar na UTI são colocados; bebê do HR tiveram de ser colocados em isolamento (Foto: Arquivo)
Incubadora, onde recém-nascidos que precisam ficar na UTI são colocados; bebê do HR tiveram de ser colocados em isolamento (Foto: Arquivo)

Fechamentos – Na quinta-feira (1º), a realização de partos no Hospital da Mulher foi interrompida porque a Vigilância Sanitária Estadual determinou a interdição do centro cirúrgico, que funcionava em condições insalubres.

No dia seguinte, o HR teve de suspender os atendimentos na maternidade. Uma médica do setor foi diagnosticada com catapora, foi afastada das funções, mas por medidas de segurança, para que os recém-nascidos não contraiam a doença, novos atendimentos foram interrompidos.

As crianças da unidade intermediária da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal foram colocados em isolamento. O fechamento da maternidade é temporário, mas não há previsão de quando partos voltam a serem feitos no hospital.

Inauguração – A inauguração do novo Centro Obstétrico da Santa Casa, previsto para quinta-feira (8), deve desafogar o HU, caso as duas outras situações não sejam resolvida até lá. O hospital terá capacidade para fazer o dobro de partos por dia.

Nos siga no Google Notícias