A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

30/09/2015 10:14

Camapuã e Paraíso das Águas comemoram aniversário nesta quarta

Renata Volpe Haddad
Camapuã celebra 67 anos de emancipação política. (Foto: Etevaldo Vieira/Camapuã News)Camapuã celebra 67 anos de emancipação política. (Foto: Etevaldo Vieira/Camapuã News)

Os municípios de Mato Grosso do Sul, Camapuã e Paraíso das Águas comemoram aniversário nesta quarta-feira (30).

Veja Mais
Justiça suspende sessão que poderia afastar prefeito de Camapuã
Paraíso das Águas aparece pela primeira vez em mapa do país

Camapuã, distante 133 km de Campo Grande, completa 67 anos de emancipação política. O município tem 13.616 habitantes. Segundo o Veja Folha, a região do município começou a ser colonizada em 1593, por jesuítas e paulistas, porém com a febre do ouro e as penetrações das bandeiras, o local foi abandonado.

O repovoamento de Camapuã ocorreu no século XX, quando a região já havia inúmeras e prósperas fazendas de criação de gado e agricultura.
Francisco Faustino Alves, Protázio Paulino de Melo, Joaquim Capestana, Benedito Bonfim, Camilo Bonfim e Lázaro Faustino, fazendeiros da região, solicitaram por intermédio da Prefeitura de Coxim a criação do Patrimônio de Camapuã.

Com isso, foi criada a Lei nº 845 de 3 de novembro de 1921, em que o Governo do Estado reservou 3,6 mil hectares para a povoação de Camapuã, no município de Coxim. Em 1924, João da Mota construiu no lugar, a primeira casa comercial.

Em 19 de maio de 1933 (pelo Decreto nº. 272) foi criado o Distrito de Paz de Camapuã, administrado pela Comarca de Coxim. O Decreto nº. 319, de 30 de outubro de 1933, reserva 500 hectares para o patrimônio da povoação de Camapuã, no Município de Coxim. A Lei nº. 134, de 30 de setembro de 1948 transformou Camapuã em município.
Em 1977 o município passa a fazer parte do atual Estado de Mato Grosso do Sul.

Paraíso das Águas completa 3º aniversário nesta quarta-feira. (Foto: OCorreio News/Divulgação)Paraíso das Águas completa 3º aniversário nesta quarta-feira. (Foto: OCorreio News/Divulgação)

Paraíso das Águas – Distante 275 km da Capital, o município iniciou as comemorações do seu 3º aniversário no dia 26 de setembro, com programação de inauguração de obras, atividades esportivas, culturais, desfiles, motocross, show pirotécnico e apresentações de diversos artistas, entre eles a dupla Felipe e Menon, ganhadores do concurso Gargantas de Ouro, exibido pelo Programa do Ratinho.

Nesta quarta-feira, a programação começou às 06h com alvorada festiva, seguido do passeio ciclístico. Há também reunião no Distrito de Bela Alvorada, com apresentação da Banda Musical e do Grupo da Capoeira.

Para encerrar as comemorações do seu 3º aniversário, às 19h, haverá missa solene em ação de graças por Paraíso das Águas.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions