ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Campanha pretende imunizar 12 mil cães e gatos contra a raiva

Caroline Maldonado | 06/11/2015 07:45

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realiza amanhã (7) e no sábado seguinte (14), a Campanha de Vacinação contra a Raiva para imunizar 10,3 mil cães e 2,4 mil gatos, em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande. O atendimento será das 8h às 12h nos locais indicados.

A campanha será nos dois fins de semana para facilitar a participação da população, segundo o responsável da unidade, Christóvam Tabox Bazan. No entanto, a vacina estará disponível no CCZ de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Amanhã (7), os pontos de vacinação são as escolas municipais São João, São Carlos, Olinto Mancini, Marlene Noronha, a Escola Estadual Dom Aquino, ESF Santa Rita, Escola Objetivo e estacionamento do Supermercado Thomé, no Jardim Carandá.

Para o dia 14, a campanha acontece nas escolas Vila Alegre, Maria Eulália e Ramez Tebet; além da Clínica da Criança, ESF Paranapungá, E.A.C.S. Miguel Nunes, Escola Elson Lot Rigo, no Jardim Oiti, Avenida Rosário Congro, próximo ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Setor de Endemias e na Praça da Rodoviária.

Recomendação - Caso o responsável tenha o cão bravo, deverá levar sua própria focinheira. Quanto ao gato, quando arisco, o dono pode levar uma gaiola para facilitar o trabalho da equipe, embora o CCZ tenha sacos próprios para realizar a vacina.

Neste ano, Mato Grosso do Sul registrou 13 casos de raiva em animais e um em humano, em Corumbá. Em Três Lagoas, até o momento não foi registrado nenhum caso em humano ou animal, segundo Christóvam.

Raiva – Transmitida pela saliva infectada que entra no corpo por meio de uma mordida ou pele lesionada, a raiva não tem cura. “O vírus viaja da ferida até o cérebro, onde causa inchaço ou inflamação. Essa inflamação leva aos sintomas da doença”, explica Christóvam.

Entre os principais sintomas da raiva canina estão a agressividade do animal, salivação excessiva (baba), paralisia e mudanças de comportamento, que podem fazer o animal deixar de ser alegre e brincalhão para se tornar depressivo e retraído. O comportamento do cão muda e ele se torna mais arredio, desobediente, alimentando-se em menor quantidade que o habitual e ingerindo materiais incomuns como madeira e palha.

Nos siga no Google Notícias