ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Capacitação de técnicos bolivianos para combater raiva acontece nesta terça

Flávia Lima | 27/04/2015 10:00
Reunião entre autoridades sanitárias definiu ações nas cidades bolivianas. (Foto:Divulgação)
Reunião entre autoridades sanitárias definiu ações nas cidades bolivianas. (Foto:Divulgação)

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Corumbá realiza nesta terça-feira a capacitação de técnicos de saúde da Bolívia para que eles sejam qualificados a participar da força-tarefa contra o surto de raiva animal que atinge a região.

Os vacinadores das cidades bolivianas de Puerto Suarez e Puerto Quijarro, municípios que fazem fronteira com Corumbá receberão o treinamento e na sequência vão repassar as instruções sobre conservação, manuseio e aplicação da vacina para os demais profissionais envolvidos na imunização, que foi solicitada para ser feita de casa em casa. A medida foi definida na última sexta-feira, durante uma reunião ampliada realizada na Secretaria Municipal de Saúde.

A imunização nas cidades de fronteira começam na primeira semana de maio e será feita através de parceria entre a prefeitura de Corumbá, Secretaria estadual de Saúde, CCZ de Campo Grande e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Os 15 casos de raiva de animal confirmados em Corumbá (14 laboratorialmente e 1 por dedução) apresentaram o que os especialistas chamam de “variante 1” da doença. É o tipo mais comumente achado no território boliviano.

Como a Bolívia é o principal ponto de apoio de toda a região de fronteira, a técnica do Ministério da Saúde que esteve em Corumbá semana passada, elaborou relatório sobre a situação encontrada na região para solicitar ao Ministério da Saúde recursos financeiros e doses da vacina antirrábica para auxiliar o país vizinho no combate a doença.

A intenção das autoridades sanitárias é que todos os animais de Corumbá sejam imunizados até o final deste mês. Além disso, o CCZ está recolhendo os animais não domiciliados, medida necessária para combater a circulação do vírus.

Nos siga no Google Notícias