A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

13/06/2013 08:22

Índio é assassinado em emboscada e comunidade ameaça invadir fazenda

Viviane Oliveira e Aline dos Santos

A Polícia Civil investiga a morte de um índio guarani-kaiowá na aldeia Paraguassu, no município de Paranhos, cidade 469 quilômetros de Campo Grande. Celso Figueiredo, de 34 anos, foi assassinado com um tiro por volta das 5h30 da madrugada de quarta-feira (12).

Veja Mais
Capataz de fazenda nega relação de morte de índio com disputa de terra
Índio terena baleado será transferido para o hospital Sarah Kubitschek

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Rinaldo Moreira, a vítima estava com o pai e ia receber um pagamento por serviços prestados na fazenda Califórnia, quando foi surpreendido por um homem de moto, que estava encapuzado.

O homem, armado com uma espingarda e uma pistola, parou a moto próxima dos dois e atirou contra o índio. O pai da vítima, Alessandro Figueiredo, disse à Polícia que assim que viu o filho baleado, correu de volta para a aldeia, onde moram, para pedir ajuda, mas Celso não resistiu ao ferimento e morreu no local.

Conforme Rinaldo, os policiais recolheram balas e projéteis no local, que serão encaminhados para a perícia. “Nós já começamos a ouvir testemunhas e, de acordo com investigações preliminares, o crime não foi por conflito de terra”, diz o delegado responsável pela investigação.

O ex-vereador em Caarapó, Otoniel Ricardo, disse que a comunidade indígena na região está revoltada e deve fazer a ocupação da fazenda Califórnia. Segundo ele, a área está sob estudo antropológico para ampliação da aldeia Paraguassu, onde hoje vivem 1000 famílias em 2.7 mil hectares.

“Com os conflitos que vêm ocorrendo no Estado, os fazendeiros estão contratando segurança e se armado”, afirma Otoniel.

O Conselho Indigenista Missionário também acredita na possibilidade de ser uma emboscada por conta da disputa por terras. Os índios reivindicam área que corresponde a três fazendas de pecuaristas da região.

Neste ano, 3 índios foram baleados durante conflito em locais de disputa fundiária em Mato Grosso do Sul. Além de Celso, o terena Josiel Gabriel continua internado na Santa Casa após ter sido atingido em Sidrolândia, durante ocupação da fazenda São Sebastião e o primo dele, Otoniel Gabriel morreu durante desocupação da fazenda Buriti, no mesmo município.

Capataz de fazenda nega relação de morte de índio com disputa de terra
O capaz da fazenda Califórnia, Roberto Carlos Medeiros, de 48 anos, diz que morte do índio Celso Figueiredo, de 34 anos, na madrugada de ontem, não t...
Índio terena baleado será transferido para o hospital Sarah Kubitschek
O índio terena Joziel Gabriel, de 34 anos, baleado na fazenda São Sebastião, na região de Sidrolândia, será transferido da Santa Casa de Campo Grande...
Ministra se reúne com membros da CNBB e CIMI para discutir conflito indígenas
As demarcações de terras indígenas em Mato Grosso do Sul é um dos temas da reunião que a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, terá com representa...



A policia ta investigando a família da vítima já que não podem prender o morto. Socorro! Estão prendendo, julgando, condenando e matando índios inocentes e ninguém no MS pra protege-los. A milícia dos fazendeiros estão fortemente armado pra se defender de bodurnas e flechas. A policia tá matando índios! Socorro, exercito! SOS, Obama!!!
 
samuel gomes TERENA-campo grande em 13/06/2013 21:09:32
gente um dia o índio e histórico e vai ser mais ainda, eles são histórico igual os homens da caverna !
 
Julia Marques em 13/06/2013 19:41:30
É TA FICANDO DIFICIL NÉ
ATE ONDE VAI ESSA BRIGUINHA.
QUAL É O DIREITO DE INVADIR, TOMAR PARA SI O QUE É DE OUTRO.
POR QUE NAO SE POE LIMITES PARA OS INDIOS.
POR QUE ELES PODEM FAZER O QUEREM
DESTROEM PATRIMÔNIO PUBLICO, PATRIMÔNIO PRIVADO E FALAM QUE SÃO ÍNDIOS E BLA, BLA.
MAS NAO CUMPREM NENHUMA OBRIGAÇÃO E NENHUMA RESPONSABILIDADE.
POR QUE
 
julio junior em 13/06/2013 19:36:04
toda história tem 3 lados..., mas acho estranho o horário que aconteceu!!
 
Caio Prado em 13/06/2013 13:26:18
XIIIIIII ! Vai feder...
 
Marcos Figueiredo em 13/06/2013 12:29:22
Agora tudo é motivo para invadir depois que eles viram que levam vantagens e tem o total apoio de algumas pessoas o povo vai ter que aguentar. Vai chegar um tempo que não vamos nem poder olhar para os Índios. FALEI E TA FALADO.
 
Cleber Lima em 13/06/2013 09:09:43
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions