ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Moka faz alerta em Brasília sobre possível confronto entre índios e fazendeiros

Thiago de Souza | 27/08/2015 18:26
Senador Moka alertou autoridades sobre conflitos indígenas em MS. (Foto: Marcos Ermínio/arquivo)
Senador Moka alertou autoridades sobre conflitos indígenas em MS. (Foto: Marcos Ermínio/arquivo)

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) alertou, nesta quinta-feira (27), autoridades federais em Brasília sobre o clima de tensão entre produtores rurais e índios, no sul do Estado, principalmente na cidade de Antônio João, a 279 quilômetros de Campo Grande. Os produtores fecharam rodovias em protesto contra a invasão de cerca de mil índios a cinco propriedades em 10 mil hectares de terras da região.

Além de informar o vice-presidente da República Michel Temer, o senador intermediou contato do governador Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) com o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. O alerta é de que se “não houver intervenção imediata, o risco de enfrentamento é grande”.

O peemedebista recebeu a informação de que, se o governador Azambuja solicitar, o governo federal vai autorizar a ida do Exército a região para garantir a segurança de todos.

As invasões

Na sexta-feira (21) os indígenas invadiram a fazenda Primavera, e ontem (26), segundo os produtores rurais, 40 famílias foram retiradas de suas casas no distrito Campestre. Eles alegam, que os índios ameaçam atear fogo nas propriedades. Os índios guarani-kaiowá lutam pela demarcação do território “Ñanderu Marangatu”, que tem 9.700 hectares de extensão.

Após as invasões, proprietários rurais e caminhoneiros bloqueiam, em dois pontos, a MS-384 desde o meio-dia desta quinta-feira (27). Cerca de 100 veículos e 300 pessoas estão paradas no protesto, que visa chamar a atenção dos governantes para as invasões indígenas que acontecem desde sexta-feira (21).

Conforme o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), os índios já ergueram acampamentos nas fazendas Primavera, Pedro, Fronteira, Barra e Soberania. “Restam apenas duas para ÑanderuMarangatu ser ocupada na íntegra pelos indígenas. Os guarani-kaiowá exigem do governo a presença da Força Nacional na região”, afirma o órgão. As fazendas pertencem ao ex-prefeito de Antônio João, Dácio Queiroz Silva e seus irmãos.

Nos siga no Google Notícias