ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Moka confirma para amanhã apreciação de veto de Dilma a royalties

Nadyenka Castro | 17/12/2012 14:25
Senador Moka presidiu sessão desta segunda-feira do Senado. (Foto: Divulgação)
Senador Moka presidiu sessão desta segunda-feira do Senado. (Foto: Divulgação)

Articulação do senador Waldemir Moka (PMDB-MS) garantiu para esta terça-feira a apreciação dos parlamentares ao veto da presidenta Dilma Roussef (PT) ao projeto de distribuição dos royalties do petróleo.

O senador, que presidiu a sessão desta segunda-feira do Congresso Nacional, conta que chegou cedo com o objetivo de garantir a votação para amanhã por conta da pressão para que o veto fosse apreciado somente em 2013. “Havia pressão para adiar. Conversei com o presidente [da Casa] José Sarney (PMDB-MA) e ele marcou para amanhã”, declara.

Moka presidia a sessão no Senado quando José Sarney encaminhou o documento confirmando a votação em urgência para leitura no plenário.

A apreciação está marcada para as 19 horas (horário de Brasília) e será no plenário da Câmara dos Deputados. Moka confia no resultado positivo para Mato Grosso do Sul. “O veto vai ser derrubado. Esta é a tendência”, afirma.

O projeto aprovado pelos deputados federais e vetado pela presidenta Dilma redistribui os royalties do pré-sal, cuja maior parte atualmente é destinada aos estados produtores. Pelo projeto, Mato Grosso do Sul deve receber cerca de R$ 150 milhões em 2013.

A presidenta Dilma vetou a redistribuição e agora haverá análise do Senado.Parlamentares dos estados não produtores, que perdem recursos com o veto, protocolaram na quarta-feira no STF (Supremo Tribunal Federal) mandados de segurança com pedido de liminar para suspender a apreciação do veto e para que seja anulada a sessão do Congresso em que foi aprovada a urgência para o tema.

Os representantes das bancadas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo argumentam que o veto parcial ao texto do PLS 448/2011, que deu origem à Lei 12.734, só pode ser apreciado depois que todos os vetos anteriores forem votados. São mais de 3 mil vetos presidenciais totais ou parciais esperando exame do Parlamento.

A bancada dos estados não produtores conseguiu impedir, no Senado, que a sessão fique para 2013 e está confirmada para esta terça-feira, como já havia anunciado, na semana passada, o vice-presidente, Michel Temer, durante solenidade em Três Lagoas.

Nos siga no Google Notícias