A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

04/03/2012 07:00

Aos 13 anos, Campo Grande News é matéria-prima para pesquisa e aulas sobre jornalismo on-line

Viviane Oliveira e Marta Ferreira
Tais já publicou vários artigos sobre o Campo Grande News. Ela também escreveu uma dissertação de mestrado sobre o site. (Foto: Viviane Oliveira)Tais já publicou vários artigos sobre o Campo Grande News. Ela também escreveu uma dissertação de mestrado sobre o site. (Foto: Viviane Oliveira)

Na rede há 13 anos, completados neste domingo, o primeiro jornal on-line de Mato Grosso do Sul já virou artigos publicados em revistas acadêmicas, dissertação de mestrado e é matéria-prima constante para professores e alunos de Jornalismo.

Veja Mais
Os ensinamentos de um ranzinza sobre felicidade no trabalho
O que era estranho há 13 anos, hoje é indispensável ao mercado publicitário

Os trabalhos científicos sobre o site estão baseados em relatos dos idealizadores, profissionais de comunicação e repórteres que trabalham e trabalharam no veículo, além da análise de quem consome a notícia produzida pelo Campo Grande News. Na sala de aula, falar do jornal pioneiro no ambiente virtual é rotina, como relatam professores universitários.

Diretora da TV Assembleia e professora da Uniderp/Anhanguera, Taís Marina Tellarolli fez especialização e dissertação de mestrado baseados em estudos do Campo Grande News.

Para ela, uma característica importante do jornal é que surgiu e se mantém sem o suporte de um outro veículo, como acontece com muitos portais de notícias na internet. “O site não está ligado a uma emissora de TV ou jornal impresso. Ele foi criado exclusivamente para internet”, observa.

Taís ressalta que outra característica importante do portal foi de manter um conteúdo voltado para notícias locais. "O universo do jornal é Campo Grande e Mato Grosso do Sul", observa.

Professor de Jornalismo On-line da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), Lucas Santiago, acompanha a trajetória do jornal desde quando era estudante na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), na época do surgimento do veículo. Recentemente, em visita à família, veio até a sede do Campo Grande News para conversar com a equipe e levar para seus alunos a realidade de hoje do jornal.

“Fiquei surpreso com as mudanças, a divisão na redação, mostrando uma maturidade do jornal". Ele comentou ainda como boa nova a criação do Lado B, com temas antes pouco explorados e um jeito diferente de escrever. "Também foi ótimo ver o Campo Grande News entrar nas redes sociais de vez e usar o Facebook e Twitter de uma forma inteligente".

Hoje, mais de 6 mil internautas acompanham a fan-page do Campo Grande News no Facebook e são atualizados das notícias, podem dialogar com a redação, além de participar de promoções. "Como professor fico satisfeito de ver o jornalismo on-line chegar a um grau de maturidade tão alto quanto o do Campo Grande News”.

A professora universitária Inara Silva em atividade com os alunos.A professora universitária Inara Silva em atividade com os alunos.

Lucas disse que o interesse pelo jornalismo on-line surgiu em 1999 quando cursava o segundo ano de faculdade. Ele estava saindo de uma aula e viu movimentação de repórteres. Uma jornalista falava ao celular.

“Alguém me disse: Ela é do Campo Grande News e está passando matéria. Hoje é normal, mas na época fiquei impressionado com o imediatismo", afirmou.

Atualmente, o professor universitário usa o jornal para debater pontos positivos e negativos desse tipo de mídia em sala de aula.

Assessora de imprensa da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Rosane Amadori defendeu em fevereiro de 2010 a dissertação de mestrado: “O jornalismo on-line: A informação e a construção da notícia no site Campo Grande News”.

Para Rosane, o portal de notícias instituiu um modelo de jornalismo on-line que foi sendo seguido por outros jornais, além de pautar outros veículos de comunicação.

“Eu não sou do Estado, quando cheguei aqui fiquei impressionada com a abrangência do jornalismo on-line em um Estado que tem a economia voltada para agropecuária”, define.

História registrada - Mestre em Ciência da Informação, a jornalista e professora universitária Inara Silva, já esteve do "lado de cá", como repórter do jornal, e hoje forma novos profissionais. Em 2010, quando o site completou uma década ela escreveu o artigo “Campo Grande News: o pioneiro do ciberjornalismo no MS”, publicado na revista PJ: BR de publicação acadêmica de estudos da área.

Inara conta à época, sentiu a necessidade de fazer o registro sobre a história do veículo. “Por ser o primeiro e o maior jornal on-line do Estado eu vi que faltava fazer um levantamento para ficar na memória sul-mato-grossense”, pontuou. “O site virou pesquisa para muita gente da área da comunicação", completa.

A texto produzido por Inara Silva pode ser lido na editoria Artigos e no link a seguir:




Senhores, Muito boa a matéria e os comentários sobre a mesma! Eu acompanho o CGRNEWS desde o seus primeiros dias! Sou professor com formação na área FLORESTAL, gostaria de recomendar aos alunos de graduação, de Especializações e de MSc, bem como aos potenciais Orientadores que busquem trabalhar outro Site também de Campo Grande:
PAINEL FLORESTAL - http://www.painelflorestal.com.br

Atenciosamente
 
CARLOS Roberto de LIMA em 05/03/2012 12:14:41
parabens pelo otimo serviços prestado de informaçoes ao povo sul matogrossense.
site CAMPO GRANDE NEWS e referencia em nosso estado.
 
sadib de oliveira em 05/03/2012 07:27:21
Parabéns!!! a equipe do campograndenews.
 
Marcio Moreira em 05/03/2012 02:16:15
Parabéns ao site que é orgulho de Mato Grosso do Sul! Que tem compromisso com a verdade e com a democracia! Que não fica a merce dos interesses menores e sim da população! Que continue por muitos anos com sua linha independente! E com sua leiteura fácil e transparente!
 
Alex Andrade em 04/03/2012 11:52:01
Parabéns ao precursor do jornalimo on-line em nosso estado. Em especial a suas equipes, tanto a atual quanto às de outrora. Quem é rei nunca perde a majestade, e quem nasceu para ser referência sempre o será, é o caso deste jornal.

Parabéns novamente a todos, da direção ao Simão.
 
João Carlos Marchezan em 04/03/2012 11:45:44
Vi nascer o maior portal de MS e lembro que,eu na CBN e o Lucimar no CGR News,trocavamos figurinha para divulgar os seus respectivos veículos.Hoje o site é referencia em informaçao,escola para muitos e,principalmente,fonte inesgotável de pautas para todos os jornalistas de MS.Parabéns ao Lucimar,aos que passaram por aí e a todos que fazem do CGR News um dos melhores sites de notícias do país.
 
Cadu Bortolot em 04/03/2012 11:27:16
Parabens pelo belo trabalho!!!! sou consumidor assisduo do trabalho de voces!!!
A toda a equipe; os meus votos de muitas felicidades!!!
 
Assis Diniz em 04/03/2012 10:18:05
Falar sobre o começo, do CGRNews é reviver momentos importantes da história do jornalismo em Mato Grosso do Sul. Hoje tenho orgulho de digitar meu nome no "busca" e, entre tantos resultados bons, aparecer o de colaborador nos primórdios do nascedouro desta idéia fenomenal. Parabéns aos que passaram, aos que se foram e aos que estão!
 
Ademar Cardoso em 04/03/2012 10:12:07
Parabéns, equipe da Campo Grande News. Voces fazem jornalismo local sério, informativo e comprometido com a nossa terra e nossa gente. Sou fã, e desejo muitos outros anos de sucesso a voces.
 
PETER DANIEL REES JUNIOR em 04/03/2012 10:00:46
Parabéns, o trabalho de vcs tem contribuído muito para democratizar a informação de nosso estado.ub
 
Adelaido luiz em 04/03/2012 09:50:16
Minha leitura obrigatória das 07 horas da manhã. Acompanho a trajetória do campograndenews desde década passada, e mesmo fora do estado, ficava atualizado com tudo que acontecia na cidade e no estado. Mas tambem com o pioneirismo do Lucimar e essa equipe multi, espertar o qeu né. Parabéns campograndenews, muito está para aocntecer..............a equipe é otima.

J Moura
Turma Jornalismo UFMS/97
 
Jose Pedro de Moura em 04/03/2012 09:41:17
parabens equipe da site campograndenews
aqui é do tijuca 2 campo grande ms
 
milton lopes em 04/03/2012 09:17:00
Parabéns a toda a equipe, os de ontem e aos de hoje. Com certeza o Campo Grande é referência. Morei 14 anos em Campo Grande e vi este site nascer, e nas s redações por onde passei se tornou fonte de informação , quantas coisas ficávamos sabendo primeiro por aqui. Já há seis anos moramos no Espírito Santo, mas mesmo assim acompanhamos as notícias de MS, de CG, aqui. Parabéns!
 
Simone Diniz em 04/03/2012 09:15:06
Parabens !!
 
Riad Saddi em 04/03/2012 07:43:53
O CG News é minha página inicial desde quando eu morava no Japão. Me permitia matar as saudades e ainda saber da Cidade Morena e região. Parabéns CG News!!!
 
Ribeiro em 04/03/2012 05:11:19
Parabens Lucimar e toda a sua equipe!
 
Carlos Albertp de Assis em 04/03/2012 01:09:26
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.