ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Política

Bernal diz que está recebendo uma administração que não tem dinheiro

Carlos Martins | 01/01/2013 22:52
Em entrevista à imprensa, Bernal disse que equipe jurídica irá analisar contratos (Foto: João Garrigó)
Em entrevista à imprensa, Bernal disse que equipe jurídica irá analisar contratos (Foto: João Garrigó)

O anúncio feito por Nelsinho Trad, que disse entregar a prefeitura com um caixa de R$ 243 milhões, foi questionado pelo prefeito Alcides Bernal. Em entrevista à imprensa, logo após a sua posse, ele disse que grande parte dos recursos é “carimbado”. Destes recursos, mais de R$ 200 milhões são receitas vinculadas ao IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande), do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e do SUS.

“Esse anúncio que se deixa mais de 200 milhões em caixa é um anúncio dúbio. Na verdade essa verba já e carimbada e a prefeitura, o prefeito, não poderá usá-la na administração como gostaria. É mais uma noticia para tentar sufocar esse problema sério que está aí presente”, disse Bernal.

Ele enfatizou que está recebendo uma administração que não conta com dinheiro. “O orçamento que está aí foi reduzido, aumentaram muito as despesas, aprovaram aumentos que a população sabe, muito questionáveis e vamos enfrentar dificuldades”, avaliou. Ele alertou a população de que a perspectiva para este ano é enfrentar dificuldades.

“Vamos trabalhar. Esse primeiro ano é de dificuldades. Muitas obras com problemas, a cidade está esburacada e suja. São problemas no atendimento médico, epidemia de dengue. A população sabe, e nós vamos nesse primeiro ano enfrentar dificuldades, mas tenho certeza que vamos superar”,

Dengue – Ao falar sobre a dengue, o novo prefeito disse que o problema existe e deve ser enfrentado. “Temos que ir para a realidade. Temos muitos casos notificados diariamente. Há, inclusive, notícias de falecimento”, afirmou. Segundo Bernal, ele tem notícia de que pelo menos uma pessoa já morreu em decorrência da dengue. Ele disse que irá fazer um chamamento a toda a população para que ajudem no enfrentamento do problema.

“Vamos fazer um mutirão da saúde. Todas as secretarias estarão engajadas. Vou fazer um chamamento a toda a população para que participem do processo. Vou procurar o auxilio do Exército, da Força Aérea”, anunciou.

Taxas – Outra medida que ele tomará, e que já havia anunciado em seu discurso, é quanto à questão dos tributos. Ele disse que irá montar uma comissão para que se faça uma avaliação sobre os impostos. “Tudo é muito caro, taxas, tarifas, impostos. Eu quero fazer um estudo para que nos possamos ter aqui uma redução da carga tributária”.

Bernal disse, ainda, que colocará técnicos para avaliar item por item do decreto 12.074 assinado no último dia útil de 2012. Ele prometeu revogar o decreto que vincula a receita do município como garantia do pagamento à empresa Solurb, que venceu licitação para administrar o aterro sanitário de Campo Grande. “Esta receita constitucional, não pode estar submetida ao interesse de um concessionário. Essa e outras licitações serão revistas”, garantiu.

Ele disse que há muitos questionamentos. “E todos sabem que estes questionamentos não estão só no meio do povo, mas também no Poder Judiciário e aí precisamos ouvir a população e observar se estes contratos estão respeitando os requisitos necessários. Não basta a legalidade, tem que respeitar o interesse público. A partir de amanhã [quarta-feira] vou chamar a equipe jurídica da prefeitura, meus assessores, para que façamos o levantamento necessário”, anunciou.

Nos siga no Google Notícias