ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Sindicato ganha tempo para sugerir emendas ao projeto das OS

Ricardo Campos Jr. e Leonardo Rocha | 15/07/2015 13:04
Deputados aprovaram projeto em primeira, mas o mérito ainda vai ser discutido entre governo e sindicatos (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Deputados aprovaram projeto em primeira, mas o mérito ainda vai ser discutido entre governo e sindicatos (Foto: Roberto Higa/ALMS)

O Sintss MS (Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social do Estado) impediu a votação em regime de urgência do projeto que regulamenta as atividades das OS (Organizações Sociais) no estado.

Em reunião com deputados estaduais e representantes do Governo Estadual, decidiu-se pela tramitação da matéria em duas votações. Assim, a entidade ganha tempo para sugerir emendas que atendam a categoria.

Participaram do encontro o líder do governo na Casa de Leis, Rinaldo Modesto (PSDB); o presidente do Sintss, Alexandre Costa; o presidente Estadual de Saúde, Ricardo Bueno; e o assessor jurídico do Governo, Felipe Matos.

A questão gira em torno da concessão de hospitais públicos para as OS. Na visão do sindicato, a medida, da forma como foi colocada para debate na Assembleia Legislativa, não traz garantias aos servidores que já atuam na área da saúde pública.

O projeto foi votado em primeira discussão já na sessão desta quarta-feira (15). Nessa fase, os deputados analisam somente a legalidade da matéria.

Foi acordado na reunião que o Sintss vai encaminhar ainda hoje as cláusulas que julgar necessárias para complementar a lei. O presidente da entidade, Alexandre Costa, propõe, entre outras coisas, controle do estado sobre as atividades das OS. “Se o governo confia plenamente nelas, nós não”, afirma.

O segundo ponto é a manutenção dos direitos e garantias dos servidores e um compromisso do poder público com relação à saúde, para que não faltem verbas às unidades de atendimento.

Uma nova reunião foi pré-agendada para às 17h, a princípio na Governadoria. Se houver acordo, os parlamentares votam o texto pela segunda vez nessa quinta-feira já com as novas emendas. Caso contrário, o projeto volta à pauta apenas na volta do recesso parlamentar, que começa sexta-feira e se estende por duas semanas.

Nos siga no Google Notícias