ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Artigos

O que é educação?

Por Oscar Alejandro Fabian D Ambrosio (*) | 11/01/2018 07:25

A educação vem se tornando um desafio cada vez maior para todos. A sociedade precisa de profissionais cada vez mais qualificados, tanto em termos de conhecimento tecnológico como de valores humanos. Os indivíduos, por sua vez, necessitam ter um número cada vez maior e melhor qualificado de experiências para poder tomar melhores decisões.

Enfrentar a vida significa, em boa parte, fazer escolhas constantemente. Entre cada pessoa e a sociedade está a escola, desde o ensino básico ao superior. Participar de uma instituição de ensino, em qualquer nível e função, é, nesse sentido, ter a oportunidade e a responsabilidade de contribuir para a formação de indivíduos.

E isso demanda o desenvolvimento pessoal de numerosas habilidades, aperfeiçoadas ao longo do tempo. É essencial desenvolver o lado emocional e a capacidade de avaliar situações diversas e adversas. Nesse processo, ser criativo e surpreendente é essencial. Para isso, torna-se indispensável entender a diversidade como potencial de êxito coletivo.

Atuar como educador significa, portanto, construir pontes entre as pessoas e a sociedade, pois de pouco adiantam indivíduos geniais que não respeitem o todo; ou uma coletividade aparentemente bem-sucedida que não tenha olhar para cada pessoa. Educar é isso: erguer sólidas pontes feitas com delicadas pétalas de flores.

(*) Oscar D'Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, onde atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa.

Nos siga no Google Notícias