A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018

30/08/2018 11:29

A arte de criar laços e de bem comunicar

Por Emerson Gomes*

O despertador toca, começa mais um dia e, você, muito provavelmente, deve ter como hábito a busca instintiva de se conectar com o mundo e descobrir, na primeira hora ativa de seu dia, o que os amigos estão fazendo ou fizeram, o que anda rolando em sua cidade, estado, país, mundo, enfim, você aperta o F5 existencial com a ambição e necessidade de estar ciente de tudo, ou quase tudo. Simultaneamente, começa também a receber comunicações comerciais das marcas que você segue ou que seguem você.

O grande ponto a ser observado nisso é que se as informações estão aí por toda parte, se buscamos tanto conteúdo, se recebemos tantas outras mensagens até sem desejar, como fazer que a sua mensagem, publicitária ou não, se sobressaia e tenha alguma importância, a ponto de ser efetivada e concluída com sucesso. E isso vai além das métricas e evidências de audiência, visualizações, cliques e impressões. O que questiono é: o quanto a sua comunicação realmente é relevante?

Comunicar bem é uma arte, porque mais que compartilhar uma ideia e tornar comum o que se deseja emitir, exige o entendimento, compreensão e retorno da mesma forma daquilo que se pretendia. E não é fácil esse feedback, pois isso exige, em primeiro momento, saber escolher códigos que realmente são condizentes, entendíveis e estimulem a compreensão do outro lado. E como é difícil pensar como o outro, se colocar no lugar dele e entender o seu mundo.

Mais que isso, que belo desafio é criar uma mensagem que seduza e possa, efetivamente, criar laços entre as partes, ou seja, que se faça cativar. Voltando no tempo, Antoine de Saint-Exupéry, em sua clássica obra "O Pequeno Príncipe", falava sobre a importância de cativar. Separo um pequeno trecho.

"Quem és tu? Perguntou o principezinho. Tu és bem bonita. Vem brincar comigo. Estou tão triste...

Sou uma raposa, disse a raposa. Eu não posso brincar contigo. Não me cativaram ainda.

Ah! Desculpa, disse o principezinho. Mas o que quer dizer "cativar"?

É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços..."

CRIAR LAÇOS?

Exatamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo. "

É exatamente isso, entende? O que precisamos compreender para comunicar bem é que existem cem mil outras opções de mensagens disponíveis, tantas outras empresas parecidas competindo pela atenção de quem desejamos e enquanto não formos relevantes a ponto de cativar, esse receptor do qual damos o nome de Target não terá necessidade daquilo que temos e de quem somos. Mas, se fizermos bem feito, se escolhermos bem o tempo e o canal certo, as palavras corretas, na argumentação e design adequados, aí sim conseguimos o grande objetivo de cativar.

Fechando, portanto, fundamental é criar laços, conhecer o outro, ser importante para ele com aquilo que comunica, compartilha e oferece. E o mais fascinante desse universo da comunicação é que não há receita de bolo e nem fórmula mágica. Pois o receptor muda. A necessidade muda. As condições e cenários se transformam e, do lado de cá, você como emissor tem que estar atento para essa adaptação. Tudo muito dinâmico. Diário. Em tempo real. E o maior desafio não é acertar e seduzir uma vez, pois isso até muitos conseguem. O desafio é justamente ser constante e manter unidos os laços, pois como na própria história de Saint-Exupéry, a raposa afirmava: Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.

(*) Emerson Gomes é coordenador da Anhanguera Jundiaí e Diretor da Associação dos Profissionais de Propaganda - APP Campinas.

Esquerda ou direita?
Desde que o homem se viu em pé e olhou para o lado, vive em constante conflito, em luta permanente pela mulher e pelo território. A história da human...
Médicos-veterinários e zootecnistas comprometidos com transparência e inovação
Vivemos tempos decisivos. Momento de escolher quem irá nos representar pelos próximos anos. No mês em que o processo democrático fervilha no país, mé...
Qualidade para antever o futuro da indústria
A qualidade na indústria acompanha as constantes mudanças disruptivas, orquestradas pelos avanços das tecnologias e inovações que movem o mercado. Ca...
Nobel sinaliza sobre fragilidade da economia frente às variáveis ambientais
Dois americanos foram os vencedores do Prêmio Nobel de Economia este ano. Ambos escolhidos por seus estudos estarem relacionados com interações entre...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions