A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017

10/09/2017 13:55

A importância de fornecer colostro de qualidade aos bezerros

Por Rafael Azevedo

O colostro é a primeira secreção láctea produzida pela glândula mamária das vacas após o parto, sendo constituído por gordura, imunoglobulinas (Ig), sólidos totais, vitaminas e outros nutrientes essenciais. Por isso, garantir consumo adequado e rápido de colostro de qualidade é o fator mais importante para determinar a sobrevivência e a saúde dos bezerros.

É comprovado cientificamente que uma boa colostragem traz inúmeros benefícios a curto e longo prazo para um rebanho, sendo de suma importância no manejo dos recém-nascidos. Porém, há pontos fundamentais durante a colostragem que devem ser seguidos corretamente, evitando prejudicar toda a vida produtiva do animal, o que muitas vezes pode dificultar o sucesso dessa prática.

Quando os animais são bem colostrados e adquirem uma correta transferência passiva de imunidade via colostro, ocorre aumento do ganho de peso, redução de risco de diarreias e de mortalidade nas primeiras semanas de vida.

Porém, para obter sucesso, o produtor deve se programar para garantir um banco de colostro de qualidade na sua fazenda e suprir casos como: vaca que não produziu colostro em quantidade e qualidade ideal, rejeição das crias, morte da matriz durante o parto, além de grande concentração de novilhas parindo - que inclusive são animais mais susceptíveis a produzirem um colostro de baixa qualidade.

A falta de colostro de qualidade, pode gerar ganho de peso inferior, maior chance de diarreia, além de elevar a taxas de mortalidade. Estudos mostram que a utilização de leite integral na primeira mamada após o parto, aumenta o risco de morte do bezerro, ao passo que na ingestão de colostro de qualidade a taxa de mortalidade é praticamente nula. Os resultados de ganho de peso também ressaltam a mesma tendência.

Mas, é importante lembrar que são poucas as fazendas que possuem vacas com produção de colostro na quantidade de anticorpos e de nutrientes necessários para os seus bezerros. Muito menos que sejam livres de microrganismos e que realizem uma correta colostragem dentro do tempo de fornecimento, com aferimento correto da qualidade.

Além disso, é importante ressaltar que a FIV (Fertilização in vitro) vem ocupando cada vez mais espaço nos programas de reprodução, com a utilização de receptoras que geralmente são novilhas. Porém, é sabido que animais filhos de FIV geralmente nascem mais fracos, e por isso, muitos bezerros não estão recebendo colostro de qualidade nas primeiras horas após o parto.

Tentando facilitar a vida do produtor, bem como garantir que os bezerros tenham a chance de expressar todo o seu potencial genético desde o nascimento, a Alta trouxe para o Brasil o melhor colostro em pó disponível no mercado, pois entende a dificuldade dos produtores em manter um banco de colostro em freezer.

O colostro bovino em pó da Alta Brasil é 100% natural e sem nenhuma alteração e/ou adição de outros ingredientes diferentes do encontrado no colostro bovino natural e vem ganhando cada vez mais espaço nas fazendas de corte e de leite nacionais.

Um pacote de colostro bovino em pó possui 470g de produto. Para fornecer aos recém-nascidos, basta diluir o produto em 1 litro de água filtrada ou mineral morna (entre 43 e 49°C). Após diluído, o mesmo deve ser fornecido em mamadeira de qualidade, oferecendo ao recém-nascido um produto homogêneo, consistente, com volume uniforme de anticorpos e livre de organismos que causam transmissão de doenças. E o produtor conta ainda com a facilidade de uso, já que o produtor pode ser utilizado em qualquer ambiente e momento.

No Brasil a distribuição será feita pela Alta. É importante lembrar que a orientação de um técnico é fundamental para o sucesso do produto, por isso, entre em contato com os técnicos da Alta, entenda mais sobre o produto e suas vantagens antes de utilizá-lo em sua propriedade.

*Rafael Azevedo é Zootecnista e possui Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Zootecnia, pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e é Gerente de Produto da Alta Genetics.

Às vezes, temos de magoar alguém para salvar a nós mesmos
Poderemos ter que romper com um parceiro que ainda nos ame, que dizer não a alguém muito querido, que ser antipáticos, pois sempre haverá a necessida...
Por que participar do Comitê dos Usuários de Serviços de Telecomunicação
Desde a polêmica das franquias de dados na Internet fixa, a Agência Nacional de Telecomunicações vive uma crise de imagem e de legitimidade. Na época...
A Guerra de 100 anos: poupadores vs bancos
Há 680 anos, a Europa ocidental testemunhava o início de uma de suas mais longas guerras. A versão mais conhecida entre historiadores é de que o conj...
As deformações sobre o conteúdo (ataques e defesas) da reforma trabalhista
Recentemente li uma matéria no Jornal Valor Econômico, de 11 de setembro de 2017, que me deixou muito intrigado. Na verdade, perplexo. Com argumentaç...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions