A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

22/07/2017 09:30

Aprenda a definir e alcançar objetivos

Por Christian Barbosa (*)

As pessoas têm anseios em todos os momentos da vida, mas o fato é que nem sempre alcançam seus objetivos e metas. Nessas situações, fazer uma melhor gestão do tempo pode ser fundamental - afinal, apenas nos tornando mais produtivos é que podemos direcionar a nossa vida, nossas atitudes, nossa atenção e a nossa energia para realizar o que queremos.

A vida é como um presente que ganhamos, e ela tem que ser vivida com abundância. O que isso significa? Para mim, viver de forma abundante é conquistar, dia após dia, coisas novas. E conquistar coisas não tem a ver apenas com bens materiais. Me refiro também à saúde, aos relacionamentos e à conquista de uma mentalidade mais produtiva, que nos ajude a alcançar aquilo que desejamos.

O primeiro passo para essas conquistas é traçar pequenos objetivos. Você pode, por exemplo, dizer: “a partir de agora, vou acordar mais cedo e dedicar 15 minutos à leitura todas as manhãs”. Perceba que não é algo difícil de ser feito, mas já é uma meta que você estabeleceu e consegue cumprir. Isso te motiva a fazer coisas maiores e a alocar o seu tempo para fazer o que é realmente importante.

Já tive a oportunidade de desenvolver softwares sobre gestão de metas, indicadores e produtividade, e o mais interessante é que, ao comparar dados desses softwares, percebemos alguns fatores comuns em pessoas que realmente conseguem alcançar seus objetivos.

Alguns modelos dizem que, para isso acontecer, é preciso seguir alguns passos, como: especificar a meta; atribuir um tamanho a ela; elaborar um plano de ação; definir por que ela é importante e o prazo em que você pretende cumpri-la. Tudo isso é bacana, mas quero dar uma outra dica que faz a diferença: mensure o que você deseja. Quando mede o que está buscando na vida, você consegue saber se está perto ou longe de alcançar.

Muita gente tem o péssimo hábito de não medir nada. É comum ouvir alguém dizer “gostaria de ganhar tempo no meu dia a dia”, mas não saber exatamente quanto tempo quer ganhar; ou “quero emagrecer”, mas não saber exatamente quantos quilos. Se você não define com exatidão o que quer, isso se transforma em mais uma desculpa para não alcançar seus resultados e ficar perdido.

Os números te ajudam a saber o quanto você está distante ou perto do caminho, e isso faz toda a diferença. Use-os como seus aliados e prepare-se para realizar mais!

*Christian Barbosa é o maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade. É CEO da TriadPS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo.

O embate entre o conhecimento e a ignorância
O matemático e filósofo britânico Bertand Russell, um dos mais influentes pensadores do século XX, dizia que o maior problema do mundo moderno é que ...
10 artistas plásticos em filmes ( e um bônus)
Lidar com a vida e a obra de artistas plásticos sempre é um desafio. Esta lista, incompleta como qualquer outra, apresenta filmes realizados com os m...
Síndrome de Burnout: do entusiasmo ao esgotamento profissional
Na década de 70, o psicólogo Herbert J. Freudenberger foi um dos primeiros a observar alterações significativas de humor, atitude, motivação e person...
Como escrever um livro
Dizem que para tudo o mais difícil é o começo. Isso se aplica perfeitamente para um livro. Mas por mais difícil que isso possa parecer, nos tempos at...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions