ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

As vantagens trazidas pela Lei 13.429 já se mostram

Por Daniel Felicio (*) | 27/11/2017 09:05

Com o advento da Lei 13.429, de 31 de março de 2017, a terceirização foi regulamentada e acolhida pela lei do trabalho temporário (6.019) em um só texto, mas o tratamento preservou as diferenças, particularidades e exigências de cada modalidade (mão de obra temporária e prestação de serviços a terceiros) dentro da dinâmica interação triangular que se dá entre empresas tomadoras, prestadoras e trabalhadores. Senão vejamos:

O trabalho temporário é uma ferramenta estratégica de gestão para as empresas, segundo a qual os trabalhadores somente podem ser contratados por meio de uma empresa autorizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), seja para substituição de funcionários permanentes ou para atender aumento extraordinário de serviços.

É utilizado há mais de quatro décadas no Brasil – um dos primeiros países a ter uma legislação regulamentando essa modalidade de trabalho através da Lei 6.019/74, impulsionado pela Convenção 181 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 1967.

Preserva direitos sociais dos trabalhadores e garante a flexibilidade necessária para as empresas quando utilizada para atender picos de produção ou demanda, substituição de funcionários efetivos em período de férias e licenças médicas. É uma alternativa eficiente inclusive para momentos de desaceleração dos negócios, quando as empresas têm receio de contratar mão de obra efetiva devido às instabilidades conjunturais.

Importante frisar que o trabalho temporário não concorre com o emprego permanente, apenas o complementa na medida em que só pode ser utilizado para substituir temporariamente os funcionários da empresa contratante, ou para atender demanda de um mercado aquecido e/ou desaquecido. Neste sentido, se transforma em um verdadeiro colchão social, gerando emprego e renda para jovens, aposentados e trabalhadores que retornam ao mercado de trabalho para complementação de renda. Segundo a Fenasertth, em média 30% da mão de obra temporária é efetivada após a vigência do contrato.

Já a terceirização enquanto prestação de serviços a terceiros pressupõe a especialização em determinada atividade (limpeza e conservação, por exemplo) e não locação de mão de obra. Ao contrário do trabalho temporário, exige da prestadora do serviço autonomia, expertise e poder diretivo na execução das tarefas.

O processo de contratação envolve algumas etapas importantes que vão desde a visita técnica in loco (levantamento das necessidades, definição do escopo de trabalho, dimensionamento da equipe, definição dos insumos mais adequados para a execução dos trabalhos), passando pela preparação da mão de obra, organização da logística e formatação do contrato com plano de trabalho até a efetiva entrega, naturalmente seguida de acompanhamento e supervisão operacional adequados.

É muito importante conhecer a empresa que se pretende contratar, verificar sua situação econômica e financeira, habilitação jurídica, regularidade fiscal e trabalhista e, claro, sua capacidade técnica, pois é uma relação entre parceiros com natureza continuada e a responsabilidade perante a justiça do trabalho é concorrente. Afinal, quem contrata quer otimizar custos, mas naturalmente exige um serviço de qualidade, compliance e segurança jurídica por trás do negócio.

Uma contratação criteriosa proporciona tudo isso, com vantagens que só a terceirização tem: escolha da pessoa certa (recrutamento, seleção), treinamento para a função a ser desempenhada (capacitação comportamental e técnica com processo de integração), atendimento à burocracia trabalhista e previdenciária (contratação, documentação, exames médicos, folha de pagamento, demissão), dimensionamento e definição de fornecedores para suprir as necessidades de emprego de equipamentos, materiais e produtos às tarefas a serem realizadas (avaliar, negociar, comprar, suprir, abastecer, manter-se atualizado com as soluções mais modernas em termos de performance operacional), bem como supervisão da qualidade e gerenciamento sistematizado, rápido e seguro nas reposições de funcionários que se ausentam. A empresa prestadora cuida de tudo isso.

Há também vantagens tributárias para quem contrata serviços terceirizados – em ambas as modalidades, visto que os valores empregados na terceirização geram créditos de PIS e COFINS que podem ser utilizados para o pagamento de tributos, pois são reconhecidos como insumos.

Enfim, a terceirização se consolidou como uma excelente ferramenta de gestão para as empresas (agro, indústria, comércio e serviços), amparada por um marco legal próprio, inserida em um ambiente de negócios maduro nas relações com trabalhadores, e estimulada por incentivos tributários consistentes. Bons negócios!

(*)Daniel Amado Felicio é presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de MS e diretor da Funcional Serviços Terceirizados.

Nos siga no Google Notícias