ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Artigos

Boas Festas

Por Heitor Freire | 25/12/2017 08:10

O mês de dezembro tem, realmente, uma característica diferente: a magia do Natal. Mesmo com todo o marketing voltado para o consumismo, inundando todos os meios de comunicação, com campanhas desde as mais criativas até as mais apelativas, a magia emerge soberana emocionando todos nós quando soam os sinos do Natal.

Não tem como não se comover. O nascimento de Jesus é um marco na história da humanidade. Tanto que tudo se conta antes e depois do seu nascimento. É um divisor de águas.

A música “Noite Feliz” com seus acordes característicos, quando começa a tocar já desperta uma ligação natural com a fonte da vida,com o amor. E isso faz com que haja uma fluidez emocional muito forte.

Dezembro é o período que antecede um novo ano. Já nos predispõe à avaliação do que se passou. É o tempo que conduz a uma reflexão, a pensar no futuro e também o tempo de tomar as decisões que raramente serão cumpridas. Mas a magia do mês nos induz a imaginar como poderia ter sido e como poderá ser. Mesmo que fique no plano das intenções.

É o mês em que perdoamos e também pedimos perdão. Há uma energia no ar que envolve todo o planeta. E que não se circunscreve apenas ao mundo ocidental e cristão. É importante passar uma borracha no passado. Esquecer e perdoar.

Outro dia, eu estava assistindo à novela “O outro lado do paraíso”. Havia uma cena em que Mercedes, uma sábia octogenária com poderes sobrenaturais interpretada por Fernanda Montenegro, dá conselhos à jovem Clara (Bianca Bin), que foi mandada à força para um hospício por ordem de sua sogra, a vilã vivida por Marieta Severo.

Depois de ter sido enclausurada no sanatório durante anos sem motivo, Clara reaparece rica e disposta a se vingar de todos que se uniram contra ela. Mercedes, então, ensina a Clara sobre a lenda da mulher de Ló, personagem do Antigo Testamento que foi salva da destruição de Sodoma e Gomorra, mas foi transformada em estátua de sal por ter cometido o erro de olhar para trás durante a fuga. Mercedes ensina que não se deve olhar para o passado, devemos olhar sempre para a frente.

É interessante a estratégia do autor da novela que, usando uma passagem bíblica dá, na realidade, uma importante lição de vida. Esquecer e perdoar, libertam o ser humano.

Sem perdoar não tem como se pedir perdão. Jesus, cujo ministério foi de três anos, deixou uma mensagem de amor, de perdão, de procedimentos que bem interpretados e cumpridos servem de orientação para todos os atos humanos.

Foi Ele que, com sua encarnação, liderando uma equipe de 12 homens incultos e broncos, fez deles verdadeiros apóstolos, pregadores que difundiram sua lição de vida. A força do Seu exemplo permanece e se irradia por todo o planeta. Paulo que, de seu mais encarniçado e furioso perseguidor, quando tocado pela energia de Jesus no caminho de Damasco se converteu no seu mais fiel seguidor, foi o responsável pela difusão da mensagem do amor em todos os recantos por onde passou.

Enfrentando a revolta dos judeus que não se conformaram com sua conversão, encarou a todos com plena convicção e firmeza, e teve que vencer a dúvida que se instalou na mente dos apóstolos de Jesus que viam nele um traidor que estaria se infiltrando para prendê-los e dispersá-los.

É essa força, essa magia, essa energia de Jesus faz renascer em todos os corações a
chama do amor e da esperança. E nos leva a proclamar: “Glória a Deus nas alturas e paz
na terra aos homens de boa vontade”. Como seria bom que a magia do Natal se irradiasse por todo o ano. Isso depende de cada um de nós. 

Boas Festas e Feliz Ano Novo para todos.

(*)Heitor Rodrigues Freire – Corretor de imóveis e advogado.

Nos siga no Google Notícias