ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Artigos

Campo Grande está em decadência

Por Jonny Daniel* | 30/10/2011 13:29

Campo Grande está em decadência! Pelo menos é isso que foi dito pelo Jornal do SBT que é de nível nacional. Várias adolescentes dançando nuas e seminuas ao som dos carros nas ruas da capital. Uma vergonha à população Campo Grandense.

Para confirmar que Campo Grande está em decadência basta verificar um pouco mais sobre o histórico da nossa cidade, principalmente em questões que abrange a juventude. Quem não se lembra do congresso do bulimento, onde jovens entre 11 a 16 anos usavam bebidas alcoólicas e drogas, além de fazerem urgias e apologia ao sexo. Incrível.

Certa vez Nelson Mandela disse com uma sabedoria ímpar “A educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo” a cada dia que passa e a cada notícia que vejo pelos meios de comunicação de massa mais razão eu dou a ele.

Onde estamos errando para que ao invés de produzirmos jovens comprometidos com a escola, com a educação, estamos produzindo meninas que estão dançando nuas nas ruas sem um mínimo de vergonha e bom senso?

Não posso deixar de ressaltar aqui que as famílias desse século estão deixando de desejar no processo de educação de seus filhos.

A falta de diálogo e de compreensão entre pais e filhos estão gerando cada vez mais conflitos nas famílias que podem sim ser superados se houver união em prol de objetivos coletivos. O jovem considera sua família importante e fala da gravidade de sua ausência. Sem autonomia, falando de um lugar de dependência e espera os jovens dependem do amparo familiar para conquistar autonomia enquanto “resistem” às tentações das drogas e enfrentam gravidez inesperada – questões que segundo os especialistas, definem como momento em que o apoio familiar é fundamental. Quando essas dificuldades se impõem, sem a família muitos não sabem lidar.

A melhor maneira para “melhorar” essa situação que nós enfrentamos com a juventude é a afetividade, diálogo que é sempre abordado quando a questão é jovem, compreensão e criação de vínculos e deixar eles se expressarem, dizerem o que pensam e sentem. Isso é a possibilidade de que, enfrentando dificuldades familiares e de amizade ou qualquer outro aspecto do gênero, o jovem possa acercar-se de sua realidade, conferir-lhe um caráter mais real e menos quimérico.

Mesmo que isso implica em diluir os sonhos e as fantasias contidas em seus projetos de vida, por outro lado poderá contribuir para tornar mais factíveis seus empreendimentos.

(*) Johnny Daniel,17, é estudante da proposta TRAJE do Colégio Oswaldo Cruz

Nos siga no Google Notícias