ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Artigos

Cinco dicas para você fazer seu intercâmbio em 2017

Por Vivian de Castro (*) | 09/01/2017 14:27

Fazer um intercâmbio é o desejo de muitos brasileiros. Mas, infelizmente, muitos acabam desistindo por imaginar o investimento como algo inatingível, ainda mais em tempos de recessão econômica. Contudo, o fato é que estudar no exterior é possível e, para dar certo, basta um pouco de planejamento. Se você tem esse sonho e deseja realiza-lo em 2017, confira algumas dicas para incluí-lo efetivamente nos seus planos.

Faça um orçamento minucioso – a melhor forma de iniciar seu planejamento é listando todos os gastos que você terá antes e durante a viagem, incluindo os custos com curso, acomodação, alimentação, passagem, seguro saúde, etc. O ideal é analisar as finanças pessoais antes de decidir o destino e o tempo do intercâmbio, assim dá para saber quanto é possível reservar por mês. Assim, fica mais fácil definir uma data de embarque. Mesmo que mude em breve, este será seu ponto de partida para tomar todas as decisões referentes a essa experiência, inclusive o destino.

Opte pelas baixas temporadas – não há forma melhor para economizar do que escolher viajar na baixa temporada. Isso porque, além da passagem aérea, a acomodação e o curso também podem sair mais em conta. Por isso, mantenha-se sempre bem informado. O período de alta temporada varia de escola para escola, mas geralmente é no verão e em feriados importantes do país de destino.

Compre suas passagens com antecedência – nenhuma novidade, se para viajar em nosso país já é importante monitorar os preços das passagens aéreas, para o exterior mais ainda. Quanto mais cedo você comprar suas passagens, maiores as chances de conseguir um bom preço. Também é bom ficar atento porque alunos com até 35 anos tem direito a passagem de estudante, que oferece tarifas mais convidativas e maior flexibilidade para mudanças nas datas de embarque.

Defina sua hospedagem – antes de sair do Brasil, já feche com o local onde ficará hospedado. Se você estiver inseguro, não precisa acertar a acomodação por todo o período, caso seu curso seja de longa duração, reservar a estadia para as primeiras semanas após sua chegada é importante. Mas, depois que já estiver instalado pode até procurar outros estudantes para dividir um apartamento ou escolher outra opção que saia mais em conta. Para cursos de curta duração, o melhor é já embarcar com a acomodação para todo o período. Vale buscar o local mais barato que pode ser quarto compartilhado em residência ou casa de família, ou ainda algum hostel da cidade. O valor varia conforme o destino.

Economize diariamente – depois de chegar à cidade, é possível economizar em refeições e passeios. Comprar comida no supermercado e preparar na acomodação é bem mais barato do que comer em restaurantes. Se informar sobre o destino também é essencial para economizar. Em cada local há opções de passeios sem custos ou com um valor bem baixo.

Além de todas essas dicas, em alguns destinos, como Austrália, Nova Zelândia e Irlanda, você tem a opção de estudo e trabalho. Cada país tem suas regras para a permissão e esta é uma ótima maneira de bancar as despesas.

Como são muitos detalhes, é importante que você encontre uma boa agência para te auxiliar nesse planejamento. Consultores educacionais bem preparados podem te dar dicas preciosas do destino, curso, passagem e também das melhores formas de economizar. Além disso, algumas agências oferecem a possibilidade de dividir o valor do pacote, o que pode ser uma boa opção para você, caso não tenha todo o dinheiro da viagem disponível agora.

Com um bom planejamento, você poderá encontrar um intercâmbio que caiba no seu bolso e ainda lhe proporcione uma experiência inesquecível. Colocar a viagem como meta de ano novo e planejar todos os detalhes pode ser a grande diferença para você atingir seu objetivo. Afinal, quando sabemos onde queremos chegar fica mais fácil definir o melhor caminho.

(*) Vivian Castro é gerente de marketing da franquia de intercâmbios Global Study

Nos siga no Google Notícias