ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Artigos

Como fazer boas compras sem cair em uma armadilha

Por Heloysa Furtado (*) | 20/11/2018 09:22

A maior e mais famosa data promocional do comércio está chegando e com ela a euforia de comprar aquele objeto de desejo por um preço amigo. A vontade e o corre-corre são grandes e a chance de cair em uma cilada nas compras é maior ainda. O consumidor precisa se atentar à confiabilidade da empresa, seja ela física ou virtual, mas verdade seja dita: os problemas mais corriqueiros dessa época são em compras online.

Alguns sites possuem avaliações pelos seus usuários, o que também permite ao consumidor extrair informações importantes sobre a loja virtual, como, por exemplo, se o produto é de boa qualidade e se o site respeita os prazos combinados. O Procon também nos auxilia ao listar alguns sites fraudulentos. E o site da receita federal é um grande aliado, já que lá é possível conferir a situação do CNPJ da empresa.

Avalie, se aquele objeto que você está namorando há tempos estiver com um excelente preço na Black Friday, mas a venda somente está sendo permitida de forma virtual, atente-se aos certificados de segurança que todo site possui e se preocupe em verificar se o site é internacional.

Em caso positivo, o cuidado deve ser dobrado, isso porque a aplicação do Código de Defesa do Consumidor no exterior não é sempre cabível e não é nem de longe algo simples. Ademais, as chances de extravio e os tributos cobrados pela importação devem ser pesados na balança na hora de colocar o produto no "carrinho".

O consumidor deve se certificar, ainda, que realmente está diante de uma promoção. Infelizmente, é comum algumas empresas "disfarçarem" o desconto. E como descobrimos essa "maquiagem" de promoção? Basta pesquisar o preço do produto em outras empresas para ter certeza que o preço está, realmente, baixo, para não comprar um produto que tem o mesmo preço fora da Black Friday.

Fique atento! No mundo digital, aconselha-se o "print screen" da página a fim de comprovar essa maquiagem de preço. Aliás, o consumidor virtual deve salvar todas as informações necessárias para consubstanciar seus direitos, como e-mails, códigos de localização e ter cuidado em realizar a compra em computador público ou com redes abertas de wifi.

Uma outra questão recorrente é a empresa realizar a propaganda de determinado produto e quando o consumidor se direciona à loja é informado que o estoque esgotou. Atenção! Se na propaganda não houver alguma orientação sobre essa possibilidade, tal como a famosa frase "preço válido enquanto durarem os estoques", o consumidor poderá adquirir um produto similar (de outra marca) pelo mesmo preço.

Lembre-se, também, de "testar" a mercadoria. É bom deixar claro que, quando o consumidor se direciona a loja e escolhe o produto, o fornecedor não é obrigado a fazer a troca, situação diferente quando a compra é realizada via internet. O fato é que mesmo diante de um dia promocional os direitos do consumidor são preservados e devem ser respeitados.

Portanto, na Black Friday ou não, o consumidor tem - dentre outros – direito sobre informações do produto, de reparação em até 30 dias quando diante de vícios de qualidade ou quantidade, bem como ao direito de arrependimento (se o consumidor se arrepender de alguma compra realizada pela internet, poderá desistir da compra no prazo de 7 dias contados da data do recebimento da mercadoria, mesmo estando o produto sem defeitos. No entanto, é necessário que o consumidor devolva o produto na exata forma em que recebeu para fazer jus ao recebimento do dinheiro).

E nunca se esqueça: a oferta anunciada tem que ser cumprida. Se mesmo com todas as precauções, ainda assim, o consumidor se meter em uma emboscada, o melhor é procurar o Procon mais próximo ou um advogado especializado no assunto. Boas compras!

(*) Por Heloysa Furtado é advogada e professora de Direito Empresarial e Tributário da Uniderp. 

Nos siga no Google Notícias