ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Artigos

Dia Nacional da Visibilidade Trans

Por Oscar D'Ambrósio (*) | 27/01/2018 10:32

Dia 29 de janeiro é o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Para lembrar a data, que deveria ser praticada todo dia, nada melhor do que assistir e discutir o documentário 'Meu nome é Jacque', dirigido por Angela Zoé. Feito com extrema sensibilidade, trata o tema com realismo e depoimentos que enfocam o tema sem rodeios desnecessários.

O foco é a história de vida de Jaqueline Rocha Côrtes, uma mulher transexual brasileira, que vive com Aids há mais de 20 anos. Ela já atuou como representante do governo brasileiro e na Organização das Nações Unidas de maneira militante e incessante, com extrema sinceridade e transparência nas mais variadas facetas, da sexual à emocional.

E nesse aspecto, o documentário nos remete a uma discussão eterna: a da busca da própria beleza e do encontro daquilo que somos com o queremos ser e com quilo que a sociedade quer que sejamos. Essas relações estão no eixo central do debate, porque o conceito do homem que não se sente confortável no corpo de mulher ou vice-versa aponta para um conceito de belo individual em que cada um se reconhece por mais diferente ou surpreendente que possa parecer aos outr@s.

Um livro e sua versão em filme que ilustram essa ideia de maneira inesquecível. Refiro-me a 'Morte em Veneza'. Publicado pelo alemão Thomas Mann em 1912, tem enredo simples: um escritor de meia-idade apaixona-se, numa cidade consumida pela peste, pelo ideal de beleza, um adolescente, e morre sem tertrocado uma palavra com ele.

Na interpretação cinematográfica de Luchino Visconti, de 1971, o escritor se torna compositor e obras de Mahler pontuam a narrativa. A essência, porém, é a mesma: na busca do belo, o artista se perde. O final trágico traz um grande ensinamento: é na procura que o ser humano ganha energia para dialogar com o mundo.

Casada, com dois filhos adotivos, Jacque narra, assim como o texto de Mann, a sua busca pelo casamento entre a beleza interna a e a imagem externa. Isso inclui desde o desejo de se vestir como menina até a busca pela realização de ser mãe. Os depoimentos de um de seus irmãos, a quem ajudou a retirar do vício das drogas, são absolutamente arrepiantes na demonstração de como a questão trans envolve não só @ protagonista, mas também a família.

O documentário não tem narrador. Opta por dar voz diretamente a Jacque e ao seu círculo mais próximo, reunido para um almoço em que os pais e situações do passado e presente são lembrados. Assim, ser trans e ser portador de vírus da Aids são vistos de forma complementar com preconceitos, dores e, sobretudo, amores.

Complexos e profundos, o documentário de Angela Zoé, o livro de Mann e o filme de Visconti não são rapidamente palatáveis. Em sua densidade, apontam para uma reflexão permanente de como a vida pode ser direcionada para um encontro da beleza em si mesm@, ou com o ideal que disso se tem.

Seja qual for o sonho e o desejo de cada um, eles podem, de acordo com amaneira que se dialoga com eles, salvar ou destruir. Tudo depende da intensidade e das maneiras como essa jornada ocorre. Trata-se de um belo e ambicioso desafio que o Dia Nacional da Visibilidade Trans nos obriga a pensar e repensar.

(*)Oscar D'Ambrosio, jornalista, mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura.

Nos siga no Google Notícias