A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 27 de Maio de 2019

16/05/2019 14:12

Dicas de como perder clientes

Por André Castro (*)

Para empreendedores e empresários, clientes podem parecer figuras difíceis de lidar, mas são mais simples do que aparentam.

Independente do setor em que se trabalha, sejam lojas de departamento, restaurantes ou salões de beleza, eles possuem demandas específicas e buscam suprir suas necessidades em locais de confiança. Por esse motivo, é necessário entender o que você pode oferecer além dos seus serviços rotineiros.

O fundador do WalMart, Sam Walton, além da grande contribuição para o varejo no mundo, tinha muito conhecimento sobre clientela. Uma de suas icônicas frases é: "clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando o seu dinheiro em outro lugar".

Existem algumas razões simples que fazem com que os clientes busquem outras alternativas e é importante prestar atenção em como você lida com a sua empresa, seus colaboradores, e os seus consumidores, para não perdê-los. Dados indicam que mal atendimento e reclamações não atendidos somam 79% das razões para um cliente não voltar a um estabelecimento. Outros motivos são: vantagens melhores em outras organizações, mudança de endereço, amizades comerciais e falecimento. Dessa forma fica ainda mais fácil compreender como se faz para perder fregueses.

Confira algumas dicas de como perder seus clientes:

Atendimento e vendas

O atendimento é um dos pontos principais para fazer com que as pessoas se sintam lesadas: vendedores desinteressados, grosseiros ou confusos fazem com que os clientes percam a vontade de comprar algo. Há também os atendentes que forçam ou são muito apressados para concluir uma venda.

Ambiente

Esse também pode ser um dos motivos que faz com que as pessoas se sintam incomodadas. Locais em que tudo parece desorganizado, com conversas paralelas ou sem sentido e horários irregulares são extras para clientes deixarem de frequentar um estabelecimento.

Administração

Erros de administração são corriqueiros, mas alguns são efetivos na hora de fidelizar ou não um cliente. Não se manter atualizado e acompanhar as tendências do seu setor, deixar de ter um relacionamento e acompanhar o comportamento dos fregueses, manchar a imagem da concorrência, tudo isso pode ser decisivo para os clientes.

(*) André Castro é palestrante motivacional. Possui formação em odontologia com especialização em odontopediatria e MBA em gestão em planos de saúde.

MP 881 é retrocesso na luta pela alimentação adequada e saudável das crianças
Hoje, no Brasil, uma em cada três crianças tem excesso de peso. Não é exagero dizer que a obesidade infantil configura uma epidemia. A título de comp...
Use os algoritmos a seu favor
Talvez você não saiba, mas é possível que alguns algoritmos estejam lhe privando de informações e experiências que alargariam seu horizonte e conheci...
Quando um filho nasce, você nunca mais deixa de olhar pelo retrovisor
Era anos 80. Lembro vivamente do caminho de casa para o mercado: entrávamos na avenida Nossa Senhora das Dores e seguíamos quase em linha reta pela a...
Uma ligação. Uma certeza: a escola está na UTI
Recentemente recebi uma ligação da professora do meu filho por conta de um bilhete que coloquei na agenda relatando que ele esquecia com frequência o...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions