ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Artigos

Dicas para fazer compras de natal pela internet com segurança

Por Barbara Cristiano (*) | 23/12/2018 21:03

O Natal está chegando é muitos consumidores já estão em busca dos presentes e itens para as comemorações. Com o pagamento da segunda parcela do 13° salário se aproximando, tanto as lojas físicas quanto as on-lines devem ter um crescimento expressivo nas vendas. Nesse período, o número de acessos na rede também aumenta drasticamente e com isso, os cybercriminosos aproveitam para tentar aplicar golpes e capturar dados pessoais e financeiros, por meio de divulgação de promoções falsas através das redes sociais e e-mail.

Segundo Júlio Mendes, Diretor Comercial da Soluti, os proprietários de sites de e-commerce precisam investir consistentemente em segurança e tecnologia. Uma das principais ferramentas disponíveis para uma compra digital seguraé o Certificado Digital SSL(Secure Socket Layer), que identifica e protege as informações, criptografando-as no tráfego entre o computador do visitante e o servidor onde o website está hospedado. Os dados são fornecidos de forma sigilosa, o que também evita invasões, violação e falsificação de mensagens.

A ferramenta também é uma ótima opção para que os consumidores se certifiquem de que o site que estão acessando é confiável. Para identificar o SSL , basta o usuário verificar se há o símbolo de um cadeado verde e o protocolo “https”, que são exibidos na barra de endereços do navegador. “O SSL permite que o aplicativo ou website que o cliente acessa se comunique de forma segura, através de uma camada de proteção adicional de criptografia entre o usuário e o servidor web que ele está conectado. Desta maneira, todos os dados são fornecidos de forma sigilosa, o que também evita invasões, violação e falsificação de mensagens, por exemplo”, explica.

Abaixo, confira cinco dicas do especialista para realizar suas compras com tranquilidade:

1. Certifique-se de que o site é seguro

O primeiro passo é saber se o site respeita e protege as informações de seus clientes. O principal indicativo é a utilização de Certificado Digital SSL na hora de inserir informações, seja no momento de login e senha ou no momento de inserção das informações pessoais, principalmente sobre os dados de pagamento. Ler comentários de outros consumidores é essencial antes de efetivar a compra. Se basear em experiências de outros usuários e atentar-se às características dos itens são indicadores que os brasileiros levam em consideração durante o processo de busca. A descrição sobre a qualidade, desempenho e serviços também são importantes na hora de escolher o melhor produto.

2. Tenha um antivírus

Ter um bom antivírus instalado em seu computador ou dispositivo móvel por onde você fará as compras online, ajuda a detectar sites que contenham arquivos maliciosos, vírus, malwares ou indicação de riscos de ataques de hackers. Por isso, é importante sempre mantê-lo atualizado. Hoje há no mercado diversos programas com versões de testes gratuitas e de assinatura.

Podemos sugerir o antivírus Kaspersky

3. Pesquise sobre o site

A melhor forma é pesquisar a reputação do site no Procon e sites confiáveis, ou através da pesquisa de histórico de preços sobre aquele produto. Outras fontes de informação como sites de reclamação e até mesmo fóruns de usuários com opiniões positivas e negativas, auxiliam o consumidor no momento de definir que tipo de produto adquirir, quanto vale a pena pagar e onde comprá-lo.

4. Garanta o recebimento do produto certo

O ato da compra é o estabelecimento de confiança entre o cliente e o comerciante. Novamente, a pesquisa de reputação e histórico de preços são as principais ferramentas para evitar dores de cabeça. Além disso, é importante que o usuário observe se o portal disponibiliza canais de relacionamento com o cliente e uma política de troca.

Caso se sinta lesado, todas as compras, sejam em loja física ou virtual são regidas pelo código de defesa do consumidor. O artigo 49 do CDC define: o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

5. Tenha cautela com os e-mails promocionais

Especialmente em períodos de datas comemorativas, é comum a tentativa de ataques de cibercriminosos por meio de e-mails spam com a promessa de ofertas e descontos. Por isso, é sempre indicado que o consumidor veja diretamente no site da loja as promoções do dia.

Nos siga no Google Notícias