A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018

04/11/2015 14:16

Elizeu: a força do exemplo

Por Heitor Freire (*)

A vida proporciona a todos os seres humanos a mesma oportunidade de trabalho, de conquistas, de realizações. Cada ser dispõe das vinte e quatro horas do dia. Representa o critério de igualdade com que Deus dotou a todos. O que cada um fará com o seu tempo depende de cada um.

Isso me faz lembrar o episódio bíblico do maná. Quando os judeus se retiraram do Egito, ficaram 40 anos vagando pelo deserto e para alimentá-los Deus lhes fornecia todos os dias uma porção de maná que era o alimento que fluía do céu. Cada pessoa só podia recolher o alimento para um dia. Quem tentava obter mais, logo via o seu alimento sendo dissolvido.

O que somos é resultado de nossos atos anteriores. Desta ou de outra encarnação. Aprender e aceitar isso, me libertou. Há alguns anos conheci um homem que representa com muita fidelidade esse comportamento. Tem 40 anos. Quando tinha um ano, teve poliomielite, ficando a partir daí privado do movimento das pernas. Nunca chegou a andar. Assim cresceu. Aceitando-se, sem reclamar.

E trabalha diuturnamente, iluminando com seu sorriso a banda esquerda da rua Rui Barbosa, na esquina com a Fernando Corrêa da Costa. Ali, Elizeu Casimiro, oferece seus produtos: drops, halls, balas, etc, locomovendo-se em uma cadeira de rodas.

Abordando cada carro, cumprimentando os motoristas com o seu sorriso alegre e amigo, e cada drops custa l real. Transcrevo a seguir o depoimento de um cliente dele, postado no Facebook: “Hoje às 18:30 estava indo em sentido ao Centro, bem pensativo, pensando nos problemas que vida nos traz, descendo a rua Rui Barbosa e ao chegar na avenida Fernando Corrêa da Costa, avistei um cadeirante com nome de Elizeu.

Veio até a janela do carro, abaixei o vidro. Pensa um cara com alta estima lá em cima. Sorridente, de bem com vida, veio e me ofereceu goma de mascar e halls a preço de apenas 1 real, e eu realmente estava querendo comprar um halls, disse para ele, ‘Quero um’.

“Abri a carteira para pagar, mas logo vi que eu não tinha um real, sem graça logo falei, ‘Meu amigo, tô precisando comprar o halls mas não tenho 1 real, você me desculpe, vamos deixar para a próxima’. E ele, todo sorridente e alegre me disse, ‘Amigo, leve esse halls, estou aqui todos os dias’.

“Quando você tiver o dinheiro passa aqui e me paga. Eu fiquei surpreso com atitude dele. Peguei o halls e fui embora. Na volta passei no mesmo lugar, lá estava o Elizeu trabalhando. Cheguei até ele e disse-lhe, ‘Eu vim te pagar’, e ele com seu jeitão todo alegre me disse, ‘Obrigado’, logo em seguida eu disse: ‘Elizeu posso tirar uma foto sua e postar no Face?’, ele disse, ‘Pode, mas fale bem dos meus doces’”.

Na sua página no Facebook, Elizeu publicou uma mensagem do Nick Vujicic, que nasceu sem pernas e sem braços, só com o tronco, e que é um exemplo muito edificante de superação. Diz Nick: “Devemos acreditar que o plano que Deus tem para nós será revelado na ocasião oportuna e na hora certa. Até lá, devemos manter a fé”.

Neste mundo em que muitos só abrem a boca para reclamar, para protestar, para se revoltar contra tudo e contra todos e que não encontram satisfação em nada, que não conseguem agradecer e enxergar todas as bênçãos que Deus concedeu a cada um, o exemplo do Elizeu se destaca como um farol e uma luz para iluminar o caminho de muitos.

(*) Heitor Freire, corretor de imóveis e advogado.

Triste boa notícia
A leitura é um dos maiores prazeres da vida. Mergulhar fundo no mar de palavras de belezas naturais, que ficam maravilhosas quando juntadas com maest...
Fim do Ministério do Trabalho: avanço ou supressão de direitos?
Numa eleição marcada por antagonismos e forte polarização, todo ato do presidente eleito tem sido motivo de fortes críticas, com especial endosso e e...
Brasil — Vocação para o progresso
Nas comemorações dos 129 anos da Proclamação da República, reflitamos sobre o papel do Brasil no contexto mundial, que é também o de iluminar as cons...
Eu sou eu e...
A busca de orientação para nortear nossas vidas nos proporciona caminhos os mais variados. Na medida em que essa busca se realiza por meios que se ba...


Excelente!!

Sempre que posso passo lá para conversar um pouquinho com o Elizeu. Super alto astral, sorrisão... vale a pena!
 
Guaraci Mendes em 04/11/2015 14:51:10
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions