A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

18/05/2017 08:48

Interdependência

Por Heitor Freire (*)

Ao longo da história o ser humano foi criando sistemas, normas, leis, regimentos, filosofias, religiões, etc., para procurar organizar a vida, orientar e sistematizar a sua trajetória.

E assim, pensa que tudo é fruto de sua cabeça, de sua imaginação, de sua mente, procurando, em função disso, criar mecanismos para proteger e defender seus “direitos autorais”.

Na realidade, o ser humano não cria nada. Quem cria tudo é Deus, que não assina nenhuma de suas obras, a começar pelo próprio homem. O homem recebe tudo por inspiração do Criador, e poucas vezes volta-se para agradecer a oportunidade que lhe é concedida para participar do projeto divino.

Na sua imensa e infinita arquitetura, ao dar vida ao homem, Deus elaborou um plano perfeito: a interdependência entre os órgãos que compõem o corpo humano. Todos dependem de todos. Não há um só órgão que tenha vida independente, que não dependa dos outros.

No campo das teorias econômicas, Cournot ( Antoine Augustin Cournot – 1801/1877), matemático e economista francês, em 1838 formulou, uma tese de que a interdependência econômica é uma consequência da especialização (ou da divisão do trabalho), e é uma lei quase universal. Assim diz a tese:

“Na realidade, o sistema econômico é um todo do qual as partes estão conectadas e reagem umas sobre as outras. Um aumento na renda dos produtores de uma mercadoria irá afetar a demanda por comodidades B, C, etc, e os rendimentos dos seus produtores, e, por sua reação muda a demanda por comodidades A”.

A interdependência, é encontrada nos grandes líderes, literalmente fazendo todo o trabalho em equipe. Ela visa o bem estar do grupo, não apenas o sucesso individual, buscando soluções em conjunto, trabalhando de acordo com informações e sugestões.

Neste aspecto está o maior valor do líder, a influência, que não apenas remete à autoridade, mas também à credibilidade e ao prestigio. O líder interdependente consegue que todo o grupo e empresa trabalhem pelo poder de uma palavra branda, consegue motivar sua equipe através do exemplo.

Ao pensar no imenso impacto que pequenos gestos podem causar, chega-se à conclusão de que cada pequeno ato é importante. Essa é a relação de interdependência: a consciência de que o todo não depende de um único indivíduo. E cada indivíduo depende do todo.

Sendo assim, podemos dizer: a interdependência pode ser compreendida em termos da mútua dependência que existe entre as partes e o todo. Sem as partes, não pode haver o todo e, sem o todo, o conceito de parte não tem sentido.

O que nos leva ao primeiro dos sete princípios herméticos (formulados por Hermes Trimegisto, rei, sacerdote e juiz, do Egito antigo): “O Todo é mente, o Universo é Mental”. Tudo e todos que existem de visível ou oculto funcionam porque fazem parte de um todo. Tudo faz parte da criação de uma mente onipresente, tudo faz parte de um poder total.

O que nos remete de novo ao início, a Deus, o Supremo Criador do Universo.
Para finalizar, os demais princípios herméticos são: da correspondência, da vibração, da polaridade, do ritmo, do gênero e da causalidade. São princípios, e como tal, imutáveis.

(*) Heitor Freire é corretor de imóveis e advogado.

Um olho no peixe, outro no gato
O agro brasileiro poderia ser bem mais assertivo em sua comunicação com os mercados, aqui e no exterior. Falar mais das coisas boas que faz, seguindo...
Como transformar a nossa relação com a natureza?
Falar em meio ambiente não é algo abstrato. Se traduz no ar puro que respiramos, na água que bebemos e na fauna e flora que nos cercam. Somos depende...
Sem comunicação não há evolução
Os líderes do agronegócio hoje concordam que precisamos dialogar muito mais com a sociedade urbana, pois sem isso não teremos aderência nas necessida...
A Ciência e o desenvolvimento: o óbvio que deve ser lembrado
Um país só se desenvolve se tiver ciência sólida que se transforme em tecnologia empregada pelo setor produtivo. Isso tem sido sobejamente demonstrad...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions