A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Novembro de 2017

05/11/2013 14:46

Mercado pet: um novo player para o setor de franquias

Por José Carlos Fugice Jr. (*)

Embora o setor de alimentação seja líder absoluto no sistema de franquias, outros players tem começado a despontar, como é o caso do mercado pet. O amor entre o homem e os animais já é antigo e parece crescer cada dia mais. Hoje os pets praticamente fazem parte da família. O Brasil possui o segundo maior mercado animal do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. E este é um setor em franca expansão.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o mercado deverá crescer cerca de 8,3% com relação ao ano anterior, e atingir o patamar de R$ 15,4 bilhões. Embora este seja um segmento tão importante, somente agora o mercado de franquias começa a desbravar o mundo pet, oferecendo os mais diversos produtos e serviços.

Algumas décadas atrás, o cachorro (ou cão de guarda) era visto apenas como uma alternativa de segurança. Hoje, com as mudanças nas atitudes e costumes da população, o cãozinho virou definitivamente o melhor companheiro do homem - merecendo todo o carinho, cuidado e porque não dizer, todo o luxo que couber no bolso do dono.

Estima-se que no Brasil há cerca de 100 milhões de pets, sendo 37,1 milhões de cães e 21,3 milhões de gatos. Um contingente cada vez mais representativo que tende a fortalecer ainda mais este mercado.

De olho nessa tendência, algumas iniciativas e empreendimentos começam a despertar no sistema de franquias. Atualmente são cerca de duas dezenas de empresas que elegeram o canal de franquias para expandir as suas operações. Dentre as opções existentes, há pet shops (lojas e móvel), serviços de adestramento, clínica veterinária, registro do pet, boutique pet e planos de saúde animal.

Embora já existam grandes redes no setor - que mais parecem um shopping center animal - este é um mercado ainda dominado pelos pequenos players. São geralmente lojas de bairro que constroem reputação e clientela com base no bom atendimento e proximidade com o cliente. A tendência é que num médio prazo estes empreendedores busquem no sistema de franquias a forma ideal para expandir sem perder os princípios e valores enraizados no DNA de cada empresa.

A contar pelo potencial da categoria, pode-se dizer que em breve veremos negócios cada vez mais especializados para atender os bichinhos e seus exigentes donos. A busca por serviços mais padronizados e de boa qualidade certamente fará o setor procurar no sistema de franquias a opção ideal para expandir. Viva o bem estar dos pets e a felicidade de seus donos!

(*) José Carlos Fugice Jr é administrador de empresas especializado em franquias e varejo com MBA em administração de empresas pelo CEAG FGV/SP, com experiência em mais de 150 projetos de franquias. É sócio-fundador da GOAKIRA Consultoria Empresarial.

Qual é a diferença entre preço e valor?
Existe uma grande confusão entre os significados de valor e preço. São duas coisas completamente distintas no mundo das negociações. Quando se fala e...
"Bruxaria e Ciência"
Anteriormente ao período conhecido como Renascimento na Europa, particularmente antes das contribuições de pensadores como Copérnico (1473-1543), Gal...
O artista plástico Frans Krajcberg
O artista plástico Frans Krajcberg , falecido no Rio de Janeiro, em 15/11/2017, é uma perda para o mundo das artes visuais e para todos aqueles que d...
O mundo virtual é tão perigoso quanto o real
Brasileiro adora novidade, estamos entre os países que adotam mais rapidamente novas tendências, principalmente tecnológicas. Se por algum tempo houv...


Particularmente cuido com carinho dos meus gatos, compro boas rações, brinquedos, vacinas e medicamentos.
Seria bom se pudéssemos lançar no imposto de renda essas despesas que cada dia mais fazem parte no nosso orçamento.
 
RENATA RODRIGUES em 05/11/2013 18:25:22
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions