ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Artigos

Não transforme o seu conhecimento em um prato de miojo

Por Alexandre Slivnik (*) | 19/03/2018 06:57

Na semana passada, fiz uma profunda reflexão ao ler uma avaliação feita por um participante de um workshop. Ele mencionou que dedicar três horas e meia para ficar sentando ouvindo um profissional, seria muito tempo para quem trabalha.

Juro que tentei entender as entrelinhas. Foi difícil. Acho até que não consegui captar o que ele, ou ela, realmente quis expressar.

Mas fica a lição. O que estamos fazendo com o nosso desenvolvimento? O que temos feito para que os nossos colaboradores cresçam de forma efetiva nas corporações? Eles realmente sabem os motivos de estarmos indicando aos treinamentos? Ou apenas estamos fazendo isso como algo "legalzinho"? Será que estamos dando a devida importância aos processos de desenvolvimento nosso e de outros?

Como diz o queridíssimo Mário Sérgio Cortella, estamos passando pela era da "miojização" do conhecimento, onde em apenas três minutos já acreditamos que estamos prontos. Cada ano que passa, as universidades oferecem formações cada vez mais rápidas, apenas para atender aqueles que simplesmente buscam pelo diploma.

Preciso deixar claro um pensamento que tem acompanhado minha evolução. Diplomas e certificados não vão garantir o seu sucesso, mas sim o conhecimento que você adquire nas formações e nos processos de aprendizagem. E garanto que quanto maior e mais profundo, mais você crescerá e isso vai impactar toda a sua vida. Isso é estar em constante evolução.

Entendo que nossa conta não deveria ser feita pelas horas que passamos aprendendo algo e sim pelas mudanças positivas que aquele aprendizado gera.

Busque aprender coisas novas, sem se preocupar com o tempo que terá que investir para transforma o novo conteúdo em aprendizado. Se gerar alguma mudança em apenas um minuto, ótimo. Mas se forem necessárias mais de 1 milhão de horas, ótimo também. Aprender é belo!

A magia do aprendizado passa por entender o porquê adotamos determinados comportamentos. Tem que fazer sentido, caso contrário, não terá valido a pena.

Faça sua vida valer a pena!

(*) Alexandre Slivnik é autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias. É sócio-diretor do IBEX – Institute for Business Excellence, instituição sediada em Orlando / FL (EUA), sócio-diretor do Instituto de Desenvolvimento Profissional (IDEPRO), diretor-executivo da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). Tem especialização em HARVARD – Graduate School of Education.

Nos siga no Google Notícias