A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019

09/04/2017 14:53

O poderoso impacto da globalização

José Luiz Tejon(*)

O Agronegócio globalizou em tudo, na tecnologia, no capital, nas transações e relações, na logística, nos vários elos das cadeias produtivas. Produtoras e produtores são também globalizados, hoje temos a digital farming, a big data do agronegócio n0 Brasil, inclusive com o primeiro grupo de jovens sendo formados para isso na Fundação Shunji Nishimura com a Fatec, na cidade de Pompeia no Estado de São Paulo.

Neste dia, na França, começamos outro programa de MBA em Agribusiness e Foood Management. Acontece pelo 3º ano consecutivo na Audencia Business School, na cidade de Nantes, e aqui estou com jovens do mundo todo, Ghana, França, Colômbia, México, China, Singapura, Nigeria, Canadá e também brasileiros.

Quando olhamos para uma classe reunindo alunos do mundo inteiro assistimos o poderoso impacto da globalização. Podemos presenciar que em todas as partes do mundo, apesar de suas diferenças religiosas, culturais e de especialidades agropecuárias e de agronegócio há uma gigantesca convergência para a gestão e compreensão da administração das cadeias de valor, seja de pequenos agricultores africanos ou de uma gigantesca cooperativa de trigo canadense, ou da espetacular sidra da maçã da ou das algas na nutrição de animais versus os antibióticos da Bretania Francesa.

Existe, ao olharmos um grupo tão diferente e cada vez mais parecido, um sentido global de capitalismo consciente, de uma agropecuária de precisão, de tecnologia e ao mesmo tempo, de sustentabilidade. Do natural, do orgânico do bio dinâmico, mas num olhar de convergências e não de divergências.

Cooperativismo, ações de grandes companhias e jovens reunidos do mundo todo.

Jovem brasileiro, fique de olho no Brasil. Pois para essas moças e moços estrangeiros, o nosso Brasil pode estar cheio de problemas e tem muita gente falando em ir viver na Florida, mas tem também muita gente que nos admira e quer vir e ficar por aqui.

Jovens globalizados para um Agronegócio globalizado, uma nova geração está chegando direto da Audencia Business School, na cidade de Nantes – França.

(*) José Luiz Tejon é jornalista e publicitário

A beleza de ser professor
Transformar sonhos em realidades, ser "ponte" onde esses sonhos caminham no cotidiano de grandes desafios e conquistas. Quando buscamos o significado...
As lições a serem aprendidas com o lago do Parque das Nações Indígenas
“Nesta terra molhada”, após 5 meses com inúmeras iniciativas, do governo e sociedade, o lago artificial do Parque das Nações está voltando a produzir...
Gestão pública é o caminho contra a corrupção
A corrupção é pré-requisito do desenvolvimento, já dizia Gunnar Myrdall, Prêmio Nobel de Economia, em 1974. Ou seja, esse mal é algo comum e enraizad...
Biologia do solo e a qualidade do sistema produtivo
Entender o sistema solo como um ambiente extremamente complexo, dinâmico e vivo, é algo que faz a diferença no manejo agrícola. O solo é basicamente ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions