ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Artigos

Os mistérios do umbigo

Por Heitor Rodrigues Freire (*) | 10/12/2018 19:54

O umbigo, essa marca central em nosso corpo sobre o qual já falei no artigo anterior, suscitou em mim uma curiosidade crescente que me levou a pesquisar mais sobre esse tema misterioso. O umbigo é como se fosse a nossa impressão cósmica de uma relação transcendente, nossa marca individual, espiritual, com a nossa matriz, mãe, que nos nutriu e manteve durante todo o período da gestação, e cuja relação nos uniu de forma definitiva em nossa encarnação.

É um registro indelével de que primordialmente estivemos conectados a outra pessoa e totalmente dependente dela. Descobrir e estudar o umbigo está se constituindo para mim num processo que enriquece o meu autoconhecimento. O mistério que envolve o umbigo o torna um enigma a ser decifrado.

É como se fosse minha esfinge pessoal. É o meu nó górdio que foi cortado, mas tenho que desatar cosmicamente. O papel do umbigo vai além da psiquê e da biologia. É, também, um ponto cármico, um nó de energias para inúmeras tradições religiosas e culturais.

É nessa região da barriga que se concentra a energia vital – o ki dos japoneses, o chi dos chineses e o prana dos indianos. De acordo com a professora de kundalini ioga Sridevi Gabriele Oliveira, criadora da Cura do Feminino, existem diferentes tradições no estudo dos pontos de energia, o que leva a pequenas variações na interpretação de suas funções, posição e cor.

“A minha tradição principal, o kundalini ioga, diz que no ponto do umbigo fica o terceiro chacra, onde está nosso poder pessoal, que pode ser ligado ao hara, da tradição chinesa, um ponto de vitalidade que diz respeito a nossa radiância no mundo, a nossa capacidade de nos projetarmos e realizarmos algo”.

Na tradição do kundalini ioga, o elemento do chacra do umbigo é o fogo, sua cor é amarela e está ligado a Lakshmi, a deusa da prosperidade. “Por isso se diz que quando este chacra está equilibrado, a pessoa terá uma boa relação com a parte financeira, realização profissional, ou seja, há uma conexão com o campo material.”

Aí já está uma relação que suscita a busca de entendimento para uma aplicação consciente em prol da prosperidade, que sempre é uma constante em nossas vidas. Li numa publicação na internet que massageando o umbigo com óleo de coco, antes de dormir, no sentido horário e estendendo-se o diâmetro até uma distância aproximada de quatro centímetros, obtém-se harmonia interior. Resolvi experimentar.

E o resultado foi surpreendente: eu que normalmente me levanto várias vezes à noite, no primeiro experimento dormi a noite toda só acordando no meu horário habitual no dia seguinte. No segundo e no terceiro, o período de descanso foi prolongado, pois só acordei uma vez durante o sono.

Ou seja, a dormida foi mais completa, ocasionando realmente uma profunda harmonia interior. Eu aprendi a confirmar tudo o que chega ao meu conhecimento. Assim posso testemunhar que a prática funciona mesmo. E já está incorporada aos meus usos e costumes.

Sridevi Gabriela continua: “O terceiro chacra também está bastante ligado ao ego. Se não estiver em harmonia, se estiver com excesso de energia, a pessoa pode sofrer com a arrogância. O ego estará muito grande e haverá dificuldade para abrir o próximo chacra, que é o do coração. A pessoa tem muito fogo, muita força de realização, mas não abre o coração, o que traria compaixão, paz, capacidade de pausar entre as realizações, traria o amor ao próximo.Assim, ela ficará presa em si mesma”.

O oposto também pode ocorrer. A baixa energética no terceiro chacra impacta na autoconfiança, resultando em timidez, vergonha e vitimização. Ou seja, a busca da harmonia nos proporcionará equilíbrio emocional e libertação da influência negativa do ego, esse ditador que nos compete eliminar.

Vivendo e aprendendo.

(*) Heitor Rodrigues Freire, Corretor de imóveis e advogado. 

 

Nos siga no Google Notícias