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Saiba como promover o desenvolvimento de lideranças na empresa

Por Renato Xavier (*) | 16/03/2019 13:01

O mercado de trabalho e a própria competição entre as empresas têm requisitado a busca por verdadeiros líderes e não mais simples chefes ou gestores. Assim, o desenvolvimento de lideranças se tornou tanto um desafio quanto uma necessidade para as organizações que querem crescer e permanecer no mercado.

Mas diante de cenários empresariais tão diversos, como é possível identificar e desenvolver um líder? 

Identifique perfis de interesse na sua empresa – A primeira coisa a se fazer é, justamente, identificar o tipo de líder que poderá contribuir mais para a empresa e está mais de acordo com a estrutura e a cultura da organização. O fato é que existem diferentes tipos de líderes e, para desenvolvê-los é necessário entender suas características.

Para isso, é preciso conhecer bastante todas as peculiaridades da empresa. Não apenas aquilo que é visível, como o tamanho, o tipo de hierarquia e a localização, como também (e principalmente) aqueles detalhes que a diferencia de todas as outras, como o clima e o relacionamento entre os colaboradores.

Forneça autonomia aos colaboradores – Para muitos gestores essa dica pode ser complicada. Mas a delegação de responsabilidades é uma das formas mais eficazes de fazer o desenvolvimento de lideranças. Além de ajudar no aprendizado e no crescimento profissional, o colaborador se sente mais motivado e valorizado pela empresa.

Em alguns modelos organizacionais pode ser muito difícil dar mais liberdade aos colaboradores. Isso não significa ser impossível. A partir do momento que se conhece a organização a fundo, fica mais fácil saber o que pode ou não ser delegado e por quanto tempo.

Incentive o aprendizado constante – Não existe líder que não busca adquirir novos conhecimentos a todo momento. Até as próprias experiências profissionais do dia a dia devem servir para se aperfeiçoar. Esse, inclusive, é um ponto a ser considerado para identificar um perfil de liderança.

No entanto, a vontade do colaborador não é suficiente para que ele se torne um líder. A empresa também deve incentivar e ajudar a promover o aprendizado dele o tempo todo, tanto por meio de cursos e treinamentos, quanto pelo discurso motivacional. E é bom lembrar da necessidade de dar oportunidades para ele crescer, apresentar ideias e alcançar objetivos.

Promova uma cultura de desenvolvimento de lideranças – Não adianta tentar desenvolver líderes sem criar uma verdadeira cultura em torno desse ideal. Todas as pessoas que participam da organização devem entender a importância e contribuir para o desenvolvimento de lideranças.

Para tanto, é importante realizar seminários, cursos e treinamentos, campanhas de comunicação interna e programas de ouvidoria. Os colaboradores devem se sentir motivados a se desenvolverem como profissionais e que a empresa contribui para isso.

Mantenha um ambiente organizacional saudável – E por falar em cultura organizacional e clima, é bom destacar que eles precisam ser agradáveis. Algumas empresas incentivam demais a competição entre os colaboradores acreditando que assim vão estimular o surgimento de líderes, mas acabam criando um desconforto geral.

O melhor mesmo é promover um ambiente em que as pessoas se sintam bem engajadas, entendendo que realmente fazem parte de um projeto bem maior e que depende do empenho de todos.

Enfim, a própria rotina da sua empresa vai mostrar algumas formas de fazer o desenvolvimento de lideranças. Com o tempo, é necessário saber o que está dando certo e, se for preciso, mudar a estratégia.

(*) Renato Xavier é diretor de operações da Cesta Nobre.

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