A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018

13/12/2017 07:34

Sequestro coletivo

Por Valdemir Pires (*)

Sequestrados: fomos todos sequestrados. Com o passar dos meses, fomos nos dando conta da terrível situação. Até os adesistas começaram a perceber. Os que se opuseram -- a maioria já nem se opondo mais -- se veem sem para onde ir, sem saber o que fazer. As reações parecem gritos no cativeiro distante de viv'alma.

Um país inteiro sequestrado. Açoitado diariamente, para se manter curvado, no máximo resmungando ao final de cada sessão de tortura moral.

Mentes e corações defensivamente anestesiados, quase prevendo que amanhã será pior, sem vislumbrar um remédio.

A política foi aniquilada: o poder foi transformado em quintal de gente para quem pouquíssimos, no próprio interesse dissimulado, abriria a porta de casa.

O dia-a-dia, um espetáculo nonsense. Ninguém mais é capaz de proferir um "Não acredito que fizeram ou disseram isso!"

O futuro se afasta, o homem míngua, a Nação derrete, a esperança (equilibrista?) esmaece, mesmo diante do show do artista insistente.

A polícia não vai nos resgatar. Nem as forças armadas. Muito menos o juiz ou o promotor. Dos bombeiros cortaram a verba, assim como do socorrista hospitalar.
Sindicato? Partido? Movimentos sociais? Cadê?

Quem pode fazer o resgate quando o sequestrado é um país inteiro, que já teve seus cofres exauridos pelos mandantes do sequestro?

Quem?

(*) Valdemir Pires é professor da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara.

Triste boa notícia
A leitura é um dos maiores prazeres da vida. Mergulhar fundo no mar de palavras de belezas naturais, que ficam maravilhosas quando juntadas com maest...
Fim do Ministério do Trabalho: avanço ou supressão de direitos?
Numa eleição marcada por antagonismos e forte polarização, todo ato do presidente eleito tem sido motivo de fortes críticas, com especial endosso e e...
Brasil — Vocação para o progresso
Nas comemorações dos 129 anos da Proclamação da República, reflitamos sobre o papel do Brasil no contexto mundial, que é também o de iluminar as cons...
Eu sou eu e...
A busca de orientação para nortear nossas vidas nos proporciona caminhos os mais variados. Na medida em que essa busca se realiza por meios que se ba...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions