ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEXTA  30    CAMPO GRANDE 27º

Artigos

Teatro assusta ao pedir doação de ar-condicionado além do aluguel

Lista inclui geladeira, freezer, ar-condicionado, kit com 16 câmeras de segurança e Smart TV de 50 polegadas

Por Clayton Neves | 30/01/2026 07:09
Teatro assusta ao pedir doação de ar-condicionado além do aluguel
Teatro tem 266 poltronas e foi reformado recentemente. (Foto: Assessoria)

Grupo de produtores culturais de Campo Grande está preocupado com as contrapartidas exigidas pela administração do Teatro Aracy Balabanian para aluguel do espaço em 2026. Segundo relatos, os pedidos feitos após a reabertura do teatro, que passou por reforma após 8 anos fechado, fogem à realidade financeira de quem vive da produção cultural no Estado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Produtores culturais de Campo Grande manifestam preocupação com as novas contrapartidas exigidas pela administração do Teatro Aracy Balabanian para aluguel do espaço em 2026. As exigências, que incluem equipamentos e bens permanentes de alto valor, são consideradas incompatíveis com a realidade financeira do setor cultural local. Entre os itens solicitados estão eletrodomésticos, mobiliário, equipamentos de segurança e aparelhagem técnica específica. Anteriormente, as contrapartidas limitavam-se a percentuais de bilheteria e ações culturais gratuitas. O teatro, com capacidade para 266 pessoas, reabriu recentemente após oito anos fechado para reforma.

De acordo com os artistas, antes da reforma as contrapartidas solicitadas eram consideradas razoáveis e normalmente envolviam a doação de uma porcentagem da bilheteria, a realização de sessões extras gratuitas, oficinas ou ações de formação abertas ao público. Agora, no entanto, a lista apresentada pela coordenação do teatro inclui uma série de equipamentos e bens permanentes de alto valor.

Teatro assusta ao pedir doação de ar-condicionado além do aluguel
Documento enviado aos produtores após pedido de orçamento para reserva do espaço.

A relação de itens, atualizada para este ano e enviada após pedido de orçamento chamou atenção. Entre os pedidos estão uma geladeira de 500 litros, freezer vertical de 570 litros, ar-condicionado de 60 mil BTUs, além de jogo com dois sofás de três lugares em corino, kit com 10 poltronas pretas para recepção, armários e roupeiros com chaves, e até equipamentos específicos de limpeza profissional.

A lista segue com itens técnicos e estruturais, como uma Wap Home Carpet Cleaner Pro 30 em aço inox, kit com 16 câmeras de segurança Full HD com DVR, rack de energia para iluminação, refletores de LED de 200 watts, splitter DMX profissional, kit de caixas de som ativas e passivas com tripés e microfones, além de uma Smart TV de 50 polegadas ou superior, com suporte móvel e antena.

“Para alinhar de forma equilibrada a nossa futura colaboração, solicitamos uma contrapartida, que pode ser de um ou mais itens abaixo”, diz trecho do documento enviado aos produtores.

Teatro assusta ao pedir doação de ar-condicionado além do aluguel
Para produtores, as contrapartidas são inviáveis para a realidade local.

Um produtor cultural, que preferiu não se identificar, afirma que a situação causou estranhamento. “Isso é coisa de louco porque o espaço é público. Quando fomos reservar, mandaram essa lista. Antes da reforma já pediam contrapartida, mas era parte da bilheteria, sessões extras gratuitas e coisas do tipo”, afirma.

O artista chegou a consultar uma advogada para orientá-lo sobre a situação e foi informado que, do ponto de vista jurídico, a lista não seria uma contrapartida razoável pelos altos valores a que chegam os equipamentos, que são bens permanentes.

Em editais de cessões públicas, o comum são contrapartidas proporcionais ao período de uso e atividade cultural desenvolvida. O Lado B acionou a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, responsável pela administração do Teatro Aracy Balabanian e aguarda retorno.

Teatro assusta ao pedir doação de ar-condicionado além do aluguel
Teatro Aracy Balabanian fica dentro do Centro Cultural José Octávio Guizzo, na Rua 26 de Agosto.

Localizado dentro do Centro Cultural José Octávio Guizzo, o teatro  tem capacidade para 266 pessoas e recebe diferentes apresentações teatrais, musicais e eventos culturais em Campo Grande. Ele permaneceu fechado de 2016 a 2024 devido a problemas estruturais, e foi reaberto após reforma que durou mais de 600 dias.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.


 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.