ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Agendamento para emissão do novo RG reabre no feriado

Devido ao feriado de amanhã, agendamento para junho e julho estará disponível somente online

Por Jéssica Fernandes | 29/05/2024 12:19
Homem realizando a coleta de digitais para novo RG, no Pátio Central de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Homem realizando a coleta de digitais para novo RG, no Pátio Central de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

O agendamento para a emissão do novo RG digital (Registro Geral) reabre na quinta-feira (30) em todo Mato Grosso do Sul. Conforme o Instituto de Identificação, as vagas são para junho e julho, porém não foi informado quantas estarão disponíveis nesses dois meses na Capital e interior.

Devido ao feriado de Corpus Christi, o serviço será realizado apenas na modalidade online através do site da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública). Os postos de atendimento estarão fechados neste dia.

Entre as vantagens do novo RG está a redução no número de fraudes já que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF. A nova carteira conta com um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento, além de saber se o mesmo foi furtado ou extraviado. Além disso, o RG digital traz inclusão, pois não existe mais distinção entre nome social e nome do registro civil.

Apesar dessas melhorias, os sul-mato-grossenses não precisam correr para atualizar o RG. Os antigos, emitidos nos últimos dez anos, são válidos até 2032.  A 1ª via do documento é gratuita e só será cobrada emissão em caso de perdas e roubos (2º via).

Facilidade - Com o novo modelo do RG, o cidadão tem todos os documentos em um único lugar, sendo CPF, PIS/PASEP (Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Cartão do Sistema Único, título de eleitor, título militar e carteira de trabalho.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias