ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Ainda fora de controle, taxa sobe de 14 para 17 mortes por covid ao dia em MS

Foi o número mais alta da semana; já números de internado segue em queda

Ângela Kempfer | 15/09/2020 10:49
Morador de Campo Grande faz teste rápido da covid. (Foto: Kisie Ainoã)
Morador de Campo Grande faz teste rápido da covid. (Foto: Kisie Ainoã)

O quadro está longe de ser tranquilo em Mato Grosso do Sul, avalia a Secretaria Estadual de Saúde sobre o coronavírus. No Boletim Epidemiológico desta terça-feira (15), outras 21 mortes são registradas, número superior ao divulgado ontem e o maior das últimas semanas.

A média dos últimos 7 dias subiu, de 14 para 17 óbitos, variação preocupante. A taxa móvel de contaminados também cresceu para 847 casos novos por dia, na terça-feira passada eram 649 a cada 24 horas.

Durante live desta manhã, o secretário reclamou das novas medidas de flexibilização anunciadas pelas prefeituras. Em Campo Grande, por exemplo, cinemas, shows e festas devem voltar a partir de 28 de setembro.

"A tendência é que, se tiver esse afrouxamento nos município, nós vamos persistir por semanas, talvez por meses, quadro alto de internações e óbitos", alertou o secretário de Saúde Geraldo Rezende.

Na Capital hoje, são mais 413 contaminados e 9 sepultamentos em decorrência da covid-19.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A letalidade segue alta no Estado, no patamar de 1.8. A Capital ainda é recordista, com 468 moradores mortos desde o início da pandemia. Porém, a maior taxa de letalidade é de Corumbá (3,5%), que soma 117 sepultamentos.

A taxa de contágio varia muito pouco para baixo. Passou de 1.12 no início do mês para 1.08 nesta terça. "É um decréscimo diminuto. Temos e baixar para menos de 1", diz Geraldo. Só então, a curva de infecções deve começar a cair.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Mas o número de internados continua relativamente baixo. Depois de ultrapassar 550, nesta terça são  462 pessoas hospitalizadas, 209 na UTI.

Ontem, Campo Grande apresentou o índice mais alto dos últimos dias em ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva, com 79%. Hoje, a realidade melhorou, com 72%. A prefeitura tem dito que a flexibilização, como volta de eventos, deve ocorrer com lotação de até 70%. Então, a cidade tem até dia 28 de setembro para alcançar esse patamar.

Veja a evolução de novos casos e mortes dos últimos 7 dias:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias