ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Além de bebê, mais 10 suspeitas de sarampo são investigadas em MS

As suspeitas são analisadas pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) e pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde)

Izabela Sanchez | 27/08/2019 12:24
Criança sendo vacinada contra a doença. (Foto: Marcelo Camargo/ReproduçãoAgência Brasil)
Criança sendo vacinada contra a doença. (Foto: Marcelo Camargo/ReproduçãoAgência Brasil)

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) investiga 11 casos com suspeita de sarampo em Mato Grosso do Sul. Segundo a Secretaria, desde janeiro, 26 casos eram investigados, mas 15 foram descartados. Permanece, entre as suspeitas, o caso da criança de 10 meses, em Campo Grande, que viajou a São Paulo e não era vacinada.

Com relação à criança, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirma que o primeiro teste foi feito no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) em Campo Grande e ainda não teve resultado divulgado. Será feito outro exame, na Fundação Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro, para isolar o vírus e detalhar o episódio. O resultado deve ser divulgado nos próximos 10 dias.

A Sesau informou que 9 casos eram investigados como suspeitos de sarampo em Campo Grande, mas 8 foram descartados, restando, somente, o da criança. A SES não detalhou quais cidades de Mato Grosso do Sul abrigam o restante dos casos suspeitos.

Em Campo Grande, as vacinas para imunizar contra o sarampo permanecem disponíveis nas 68 unidades de saúde. Ainda nesta terça-feira (27) nova remessa de vacinas enviada pelo Ministério da Saúde deve chegar a Mato Grosso do Sul e parte será distribuída a Campo Grande. A Secretaria não informou a quantidade.

Segundo a Sesau, o último caso confirmado da doença no estado ocorreu em 2011. Foi uma turista francesa e o caso foi classificado como “importado”.

Sarampo - Além de Paraná e São Paulo, que já tinham registros, agora Goiás também apresentou casos da doença. Ao todo o sarampo, até pouco erradicado do Brasil, está presente em 11 estados, com mais de 1,6 mil casos confirmados e 7,4 mil notificados. O surto é fortemente concentrado no estado de São Paulo, responsáveis por 1.662 casos, 98,9% do total, com ocorrências em 74 municípios.

O aumento no número de casos da doença fez com que o Ministério da Saúde abrisse uma exceção na imunização contra o sarampo: a dose zero, que pode ser aplicada em bebês de 6 meses a menores de 1 ano.

Além da dose zero, há a primeira dose que deve ser aplicada em todas as crianças que completaram 1 ano de idade. Por último, há o reforço ou segunda dose, aplicada aos 15 meses, última dose a ser tomada por toda a vida.

Os adultos, ainda assim, também podem ser vacinados. Se a pessoa tem até 29 anos e tomou apenas uma dose, deve procurar a dose de reforço em uma unidade básica de saúde. Para quem não se lembra de ter tomado nenhuma dose durante a vida e tem até 29 anos, é necessário tomar duas doses, e se tiver entre 30 e 49 anos, apenas uma dose.

Nos siga no Google Notícias