ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Sesau diz que bebê com suspeita de sarampo veio de São Paulo

Menino havia viajado recentemente para o estado vizinho, que concentra o surto da doença no País

Marta Ferreira | 22/08/2019 16:50
Primeiro teste que confirmou doença foi feito no  Lacen em Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Primeiro teste que confirmou doença foi feito no Lacen em Campo Grande. (Foto: Arquivo)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande investiga caso de sarampo em um bebê de 10 meses, que não era vacinado e tinha viajado recentemente para São Paulo, estado onde está havendo surto da doença. O primeiro teste  foi feito no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) em Campo Grande e ainda não teve resultado divulgado. Será feito outro exame, na Fundação Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro, para isolar o vírus e detalhar o episódio. O resultado sai em até 15 dias.

De acordo com a Secretaria, se confirmado, trata-se de mais um caso importado, ou seja, ainda não foi registrada transmissão local da doença. Seria o segundo registro desde a semana passada. Um médico, que também havia viajado para São Paulo, foi o primeiro registro.

Nos dois casos, foi feito o chamado bloqueio vacinal, imunizando todas as pessoas que tiveram contato com o paciente e não haviam recebido as doses. Depois da descoberta do caso do médico, foram cerca de 90 imunizações.

Para esse caso mais recente, ainda não foi divulgado o número de pessoas imunizadas. Isso vai acontecer com a família da criança, pessoas que tiveram contato com ela no hospital onde foi atendida, o São Lucas, e ainda crianças atendidas no local no dia 19 de agosto.

Sem pânico - A Sesau, depois de confirmar a investigação, disse não haver motivo para pânico. A informação é de que todos os procedimentos estão sendo adotados e há vacinas disponíveis em todas as unidades de saúde para proteção, principalmente para os bebês e crianças.

Existe a preocupação da chegada do vírus a Campo Grande, o que geraria transmissões locais, porque dos cinco estados que fazem divisa com Mato Grosso do Sul, três já registraram casos de sarampo, conforme o boletim divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Ministério da Saúde. Além de Paraná e São Paulo, que já tinham registros, agora Goiás também apresentou casos da doença. Ao todo a doença até pouco erradicada do Brasil, está presente em 11 estados, com mais de 1,6 mil casos confirmados e 7,4 mil notificados.

O surto é fortemente concentrado em no estado de São Paulo, responsáveis por 1.662 casos, 98,9% do total, com ocorrências em 74 municípios.

Em Campo Grande, o último registro é de 2011, de uma turista francesa que esteve em Bonito.

(Matéria editada às 17h22 para correção de informação)

Nos siga no Google Notícias