ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Alta demanda compromete estoque de testes de covid em farmácias da Capital

Farmácias que não fizeram estoque já estão sem testes e conselho pede que população mantenha medidas

Beatriz Magalhães | 13/01/2022 14:24
Pessoas aguardam para realizar testes de covid-19 na Attive Pharma, localizada no Chácara Cachoeira. (Foto: Marcos Maluf)
Pessoas aguardam para realizar testes de covid-19 na Attive Pharma, localizada no Chácara Cachoeira. (Foto: Marcos Maluf)

Alta na procura por testes de covid-19 e de influenza tem dificultado farmácias e laboratórios a manterem o estoque. Em Campo Grande, quem não se preparou deve continuar sem o insumo por algum tempo. Já é possível observar que alguns estabelecimentos que, antes realizavam o teste, hoje, não prestam o serviço por falta dos materiais necessários.

“Na Capital, só tem o teste apenas quem fez estoque, quem não tem está enfrentando uma dificuldade e, no interior, o cenário é ainda pior, tendo em vista que são abastecidos por Campo Grande”, afirma o presidente do Conselho Regional de Farmácias de Mato Grosso do Sul, Flávio Shinzato,

Algumas farmácias da rede Drogasil, por exemplo, têm enfrentado dificuldade para conseguir, principalmente, os antígenos. Em uma das lojas no Centro da cidade, os testes não estão sendo realizados. Na unidade da Júlio de Castilho, o supervisor Jesse Rodrigues confirmou a dificuldade para a compra dos itens. “Aqui, na nossa unidade, ainda realizamos os testes, mas existe sim uma dificuldade para encontrar, principalmente antígenos. Aqui, acabamos pegando emprestado de outras lojas, realmente está faltando nos fornecedores”, explica.

Alta demanda - No Chácara Cachoeira, a proprietária da farmácia Attive, Flávia França, conta que se preparou para o momento, mas que muitos colegas contam sobre a dificuldade para adquirir novos testes.

“Nós temos um estoque que atende tranquilamente a demanda, mesmo que alta. Com um fluxo que temos hoje, conseguimos segurar por uns três meses, mas logo vai chegar novos testes que pedimos há um tempo, para manter nossos estoques com folga. Hoje, sabemos que poucos fornecedores ainda têm e, por isso, as farmácias precisam pesquisar quem ainda vai ter os testes disponíveis”, pontua Flávia França.

O presidente do Conselho Regional de Farmácias pontua que, diante da situação, as pessoas precisam voltar a se preocupar com o cumprimento das medidas de biossegurança. Sobre a falta de testes, reclama. “Existem pessoas que falam que estamos escondendo testes para aumentar os preços, mas a verdade é que não temos testes e nem temos onde comprar. Por isso, as pessoas precisam respeitar todas as medidas de biossegurança”.

Pacientes aguardando a realização do teste de covid-19 no centro de testagem instalado no Campus II da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). (Foto: Marcos Maluf)
Pacientes aguardando a realização do teste de covid-19 no centro de testagem instalado no Campus II da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). (Foto: Marcos Maluf)

Rede pública - No sistema público de saúde municipal, o cenário está mais tranquilo quanto a disponibilidade de testes. De acordo com a assessoria de imprensa da pasta municipal de Saúde, o quantitativo é suficiente para atender a demanda por um bom período, já que os testes são enviados não apenas pela Secretaria de Estado de Saúde, como também pelo Ministério da Saúde, além de aquisição por meio de recursos próprios e, por isso, não há risco iminente de falta de testes.

Nos siga no Google Notícias